
Ex-prefeitos dominam a extensa lista dos pretensos candidatos vistos como os mais competitivos às 63 cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2026.
Um dos que já se destaca pela intensidade das atividades e articulação de apoios é o ex-prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral (MDB).
De Santa Brígida, Gordo de Raimundo é visto como uma das maiores apostas e pode usar a AL-BA como trampolim para disputar a Prefeitura local em 2028.
A lista inclui ainda o empresário Neto Coelho que tem o aval direto do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. A esse pelotão junta-se o ex-vereador Marconi Daniel (PT) e o ex Ministro das Cidades e ex Conselheiro do TCM, Mário Negromonte (PP).
Com a entrada desses ex-prefeitos, o mapa político da Bahia para 2026 deve passar por mudanças significativas, já que muitos pretendem usar a experiência acumulada nas gestões municipais para conquistar espaço na Assembleia Legislativa e, em alguns casos, preparar terreno para futuras disputas municipais em 2028.