Política

Paulo Afonso - Bahia - 15/11/2025

Possibilidade real

Bob Charles DRT BA 3.913
Divulgação

Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos locais e regionais deste sábado (15), compilados pelo Site.

Possibilidade real

O empresário de Paulo Afonso Neto Coelho (foto), questionado sobre a possibilidade de buscar uma das 63 cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), reiterou que a decisão sobre as eleições 2026 ficarão para o próximo ano. No entanto, Neto reiterou que existe a possibilidade, sim, de ser candidato a deputado estadual.

Alerta

A possível entrada do deputado federal Mário Negromonte Júnior no PSB acendeu um forte sinal de alerta na cúpula baiana da sigla, especialmente porque a articulação ocorre à revelia da presidente estadual Lídice da Mata. A movimentação é conduzida diretamente pelo presidente nacional do partido, João Campos, que enxerga no parlamentar um aliado estratégico para seu projeto presidencial em 2030. A investida, porém, gera preocupação entre socialistas baianos, que temem um esvaziamento do PSB no estado e até o comprometimento da própria reeleição de Lídice, caso Mário Júnior — hoje presidente estadual do PP e próximo de Campos — seja filiado.Além de disputar espaço eleitoral, Mário Negromonte Júnior pode assumir papel central na direção partidária, o que ameaça a permanência de Lídice da Mata na presidência do PSB na Bahia. Fontes próximas à deputada afirmam que o comando nacional avalia que a sigla não tem apresentado crescimento no estado, o que poderia justificar a troca. A possível filiação do pepista ainda cria tensões internas e afasta outros nomes cotados para ingresso no partido, como Vítor Bonfim e Bebeto Galvão, além de representar risco direto à reeleição da deputada estadual Fabíola Mansur, que vê na articulação um movimento capaz de alterar profundamente o equilíbrio interno do PSB baiano.

Especulações

A maior forma de reconhecimento da qualidade da gestão de um Prefeito é quando ele consegue se reeleger. A confirmação da força desse projeto se finda muitas vezes quando o Gestor consegue eleger o seu sucessor, ratificando os oito anos de mandato na continuação do seu grupo político.

Após o fim dos mandatos, muitos desses ex-Prefeitos e ex-vereadores se colocam como candidatos a Deputado Estadual, com o intuito de testar suas respectivas popularidades e aumentar seus espólios eleitorais em uma possível vitória.

Nessa matéria, a editoria política apresenta uma diminuta relação apontando quais são os ex-Prefeitos e um ex-vereador que deixaram o cargo e que estão cotados a sair candidatos a Deputados no pleito de 2026.

Carlinhos Sobral – Ex-prefeito Coronel João Sá, por três mandatos. Sobral conseguiu eleger o seu sucessor nas últimas eleições e já articula alianças visando uma vaga na Assembleia em 2026.

David Cavalcanti - Glória (BA) - Prefeito por dois mandatos além de ter conseguido eleger sua sucessora a também ex-prefeita Ena Vilma (PP). Porém, a possível entrada de Mário Negromonte como candidato a deputado estadual, pode inviabilizar suas pretensões.

Carlos Cleriston - Santa Brígida : Gordo de Raimundo como gosta de ser chamado, foi prefeito e não conseguiu a reeleição perdendo o pleito para o ex-aliado Elton Magalhães.

Marconi Daniel - Paulo Afonso : Foi vereador por três mandatos consecutivos, optando por não disputar um possível quarto mandato, para tentar ser prefeito, mas não logrou êxito. No próximo ano MD já confirmou que será candidato a deputado estadual pelo PT.


Últimas

11461 até 11480 de 11620 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados