
Em uma cidade banhada pelo Rio São Francisco e rodeada por reservatórios de hidrelétricas, é contraditório que boa parte da população rural ainda sofra com escassez de água. Infelizmente, o cenário mostrado em vídeos e fotos, feitos pelo vereador Gilmarkson Araújo (PP) no último fim de semana, é real.
Na segunda-feira (6), Marquinho de Zezinho usou a tribuna da Câmara para tornar público o descaso do Governo Municipal, que segundo ele, não considera o abastecimento de água como prioridade para os moradores do campo. As fotos exibidas nos telões do plenário, mostram agricultores de algumas localidades usando carroças para transportar o precioso líquido para consumo humano e para matar a sede dos animais.
Segundo o vereador, em vários povoados a necessidade de perfurar novos poços artesianos é urgente. Além disso, é necessário fazer manutenção nos que já existem, mas estão com a vazão comprometida pela sujeira acumulada no sistema de bombeamento.
O parlamentar relatou que a Prefeitura não possui o compressor necessário para fazer esse trabalho, mas informou que uma solução imediata foi encontrada para atender ao clamor dos moradores: "Eu e o companheiro Carlinhos Sobral, conseguimos que o presidente da Cerb, Jayme Vieira Lima Filho, viabilizasse a vinda do equipamento para Paulo Afonso. Pelo menos nesse momento, a situação está controlada", comemorou.