
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) dará início, nesta quarta-feira (1º de outubro), à realização da prova de vida de aposentados e pensionistas municipais, cujo prazo seguirá até 15 de dezembro. O recadastramento poderá ser feito de diferentes formas: em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, s ou pelo aplicativo "Meu RPPS", disponível para Android e iOS.
Apesar da possibilidade de realizar o procedimento pelo aplicativo, alguns beneficiários podem enfrentar dificuldades ao usar a tecnologia. "Muitas vezes a foto não fica adequada ou os dados são preenchidos incorretamente. Para evitar problemas, a prioridade é que quem puder compareça à Caixa ou ao Instituto de Previdência".
Para aqueles que estão acamados, doentes ou internados, o Instituto orienta que a família entre em contato e apresente um laudo médico. Nesses casos, uma equipe técnica será deslocada até a residência ou local de internação para realizar a prova de vida.

O procedimento é obrigatório e deve ser realizado dentro do prazo estabelecido para evitar qualquer problema no recebimento dos benefícios. "Estamos de portas abertas para atender todos os servidores aposentados e pensionistas. Ninguém ficará impedido de realizar a prova de vida".