
Com frequência, ouve-se que a atual legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso perdeu parte do vigor dos debates realizados na tribuna. Afinal, a própria origem da palavra “parlamento” está ligada ao verbo “parlar”, que significa falar, conversar, debater. Nessa nova legislatura a Câmara passou a adotar uma postura mais resolutiva.
É possível afirmar que, em legislaturas passadas, os discursos feitos na tribuna eram marcados por um tom inflamado e veemente. No entanto, apesar da intensidade e do calor dos debates, os resultados práticos eram poucos. Como se costuma dizer na gíria: “jogava-se para a galera”, ou seja, havia muita exibição e pouca efetividade nas ações decorrentes dos discursos.

Na atual legislatura, o trabalho realizado por Jailson Oliveira (PP), Eliézio Livino(MOBILIZA) e Celso Brito (PRD) é orientado por resultados concretos, com o objetivo de solucionar problemas. Essa abordagem prática tem contribuído para tornar as ações parlamentares mais efetivas e direcionadas às demandas reais da população.
Essa mudança resultou em uma atuação política mais ativa e comprometida com os resultados, refletindo um novo perfil de parlamentarismo na Assembleia.