Política

Paulo Afonso - Bahia - 26/08/2025

Oposição ao prefeito é minúscula, mas existe

Bob Charles DRT BA 3.913
Divulgação
Vereador Celso Brito Miranda (PRD)
Vereador Celso Brito Miranda (PRD)

Na atual legislatura, a maioria dos vereadores  compõe a base do prefeito, mas pelo menos três parlamentares prometem independência.

O prefeito Mário Galinho (PSD) ampliou sua base de apoio na Câmara Municipal de Paulo Afonso na última eleição. Seu partido conta com 3 parlamentares na Casa, a maior bancada juntamente com o Mobiliza. Além disso, a base aglutina outras siglas importantes, como PSDB, MDB, PC do B e Solidariedade.

Porém, a oposição ao governo do galo, apesar de ser minúscula e às vezes velada, existe.  

Essa minoria aglutina parlamentares do espectro da esquerda, como Jailson Oliveira (PP) Eliézio Livino (MOBILIZA) e Celso Brito Miranda (PRD).  Além deles, o grupo ainda agrega, de forma menos incisiva, David Henrique (AVANTE) e Márcia Gorete(Mobiliza). 

Os três primeiros citados afirmam ser oposição, mas dizem que exercem esse direito do jogo democrático de forma propositiva. Ao projetar suas posturas, a maioria profere a frase, que muitos consideram um clichê político: “Melhor construir pontes, em vez de muros”.  

Márcia Gorete uma das quatro mulheres no parlamento, afirma que foi eleita para ser da situação, porém, avalia que essa postura deve ser propositiva.  

Ultimamente Márcia gorete tem cobrado da prefeitura questões que precisam ser cobradas e que não são desenvolvidas no município atualmente, ou seja, tem desempenhado um papel de  oposição responsável. Se ele apresentar algum projeto que possa trazer benefício para a população, a gente vota com o Executivo. Caso seja um projeto que retira direitos, vamos votar de forma contrária”, concluiu.

Oposição ferrenha ao governo MCBA, Jailson Oliveira  tem afirmado que sua atuação contra ou a favor ao atual prefeito dependerá da postura dele. “Se o Mário César ( galo), quiser paz, ele terá, mas se partir para guerra, também a terá”, alertou.

Em um espectro mais à esquerda, e ocupando um espaço deixado pelo ex-vereador * Bero do Jardim Aeroporto, aparece o odontólogo Celso Brito Miranda, que afirmou que é e será a força oposta ao prefeito. "Pretendo manter essa medida e ser um contraponto ao prefeito e fazer uma legislatura comprometida e séria, com muita tranquilidade e com serenidade também. Penso que devemos ser abertos para o diálogo, mas bastante combativos quando necessário”, resumiu CBM.

“Não devemos tomar nossa postura pelo fato de ‘se vai ou não com a cara do prefeito’. O importante é discutir, melhorar os projetos que entram na Casa e verificar se eles vão ou não beneficiar a população. Ser situação por situação ou oposição ferrenha para antagonizar com o prefeito não é o melhor caminho. O parlamentar deve analisar o que é melhor para a cidade, para melhorar a vida da nossa sociedade”, explicou o vereador Eliézio Livino.

Como bem disse  a colega Jornalista Ivone Lima, do PAINEL, a entrada em cena de CBM no parlamento municipal (por mais trágica que a circunstância tenha sido- devido ao absurdo falecimento do Vereador Bero do Jardim Aeroporto) fez com que a CMPA desse meia volta em relação ao abismo para o qual estava caminhando...

 

                                                        * Bom jornalismo dá trabalho!

 


Últimas

11481 até 11500 de 11621 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados