Política

Paulo Afonso - Bahia - 26/08/2025

Falta de vereador na oposição é um desserviço à cidade e ao prefeito Mário Galinho

Bob Charles DRT BA 3.913
Divulgação
Vereador Jean Roubert
Vereador Jean Roubert

A gestão do prefeito MCBA  tem apenas 8 meses e o tom adotado pela bancada "do contra" é o de que haverá uma posição ao trabalho do gestor. Os argumentos se baseiam no fato de que o mandatário não encontrou uma cidade tão arrasada pela gestão de seu antecessor, Marcondes Francisco, como se preconizou..

Pelo ao menos com Jailson Oliveira, Eliézio Livino  Celso Brito Miranda já deu para entender que eles ao contrário da maioria, não irão compor com a base do prefeito para ter direito a indicação de cargos na estrutura administrativa do executivo, e acesso a outros benefícios que a sombra do poder oferta. lamentavelmente alguns vereadores que  deveriam fazer oposição, já compraram integralmente o discurso da “independência”. Tudo para ficar em cima do muro, pendendo claro para o lado da sombra.

No entanto, esse modelo de fazer política adotado pelos vereadores, o de só existir base aliada e no máximo independência, acaba com o modelo tradicional de oposição. E isso prejudica a cidade, a política e a sociedade.

Ninguém cumpre melhor o papel de parlamentar do que um opositor. Afinal de contas, a fiscalização do executivo é a principal missão de um vereador. Elaborar leis não deveria ser a prioridade do parlamento no Brasil, já temos leis demais e o que falta é exatamente a fiscalização do cumprimento delas.

A oposição contribui com a sociedade à medida que fiscaliza a aplicação do dinheiro, ou falta dele, na merenda escolar, na contratação de professores, na falta de medicamentos, no conserto de vias esburacadas, na ausência de uma política eficiente de mobilidade urbana, na falta de moradia, enfim. Não é com uma unanimidade governista que a cidade vai ser fiscalizada. E Mesmo que o prefeito Mário Galinho tenha se apresentado com o perfil de gestor experiente e eficiente, todo político precisa ter oposição.

Mas se a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso fechou os olhos até para os problemas da gestão do Conde, não vai ser com o Galo, que devemos esperar uma oposição aguerrida.

                 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados