No último final de semana, deu o que falar a publicação, no diário oficial do estado da Bahia, sobre o credenciamento do Hospital do Amor Interestadual de Lagarto (HAIL), na cidade de Lagarto/SE, a 253 km de distância de Paulo Afonso como nova UNACON vinculada a cidade e a região. Esse site consultou alguns especialistas em Saúde Pública da região e a opinião foi unânime por parte dos mesmos, a qual está atrelada a duas grandes questões:
1- A desconfiança da Gestão estadual da Saúde da Bahia em relação a atual gestão municipal de Saúde de Paulo Afonso (inclusive nos bastidores houve movimentação para que a atual secretária Renata Fernandes pudesse assumir posto na Saúde estadual, o qual foi prontamente negado pelo governo estadual). Outra estranha coincidência, nesse sentido, foi a menção por parte do Governador Jerônimo Rodrigues (PT) na cerimônia de lançamento da licitação do futuro Hospital Universitário de Paulo Afonso (em 04/04/2025), ao nome do ex-secretário Alexei Vinícius (ao invés de mencionar o nome da atual secretária)- Teria sido um mero esquecimento/ato falho ou uma atitude intencional por parte do `Índio`, demonstrando o descontentamento com a forma como a gestão da Saúde está sendo conduzida na capital da energia?
2- A não concordância da gestão estadual em relação a possível acordo efetuado pela nova gestão municipal de Paulo Afonso para a passagem das cirurgias eletivas para o Hospital da Núcleo Vida, mediante convênio com o próprio governo do estado. Lembrar que o empresário Brando Guerra, um dos sócios do empreendimento associado à oncologia em nossa cidade, foi um dos principais apoiadores das campanhas do Prefeito MCBA e do atual Líder de Governo, vereador Jean Roubert.
E ficam dois grandes questionamentos por parte desse site: 1- Como ficarão as cirurgias eletivas, as quais estariam atreladas ao HNAS (cujo centro cirúrgico foi fechado na atual gestão) e atualmente estão efetuadas no Hospital Núcleo Vida do BTN? 2- Como será operacionalizado o TFD dos pacientes oncológicos da região previamente atendidos nos Hospitais da Núcleo Vida e que agora vão ser encaminhados para o HAIL no vizinho estado de Sergipe?