Política

Paulo Afonso - Bahia - 06/12/2024

Resultado das Eleições para a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso (parte 2- Final)

Por: Sydney Leão
Divulgação

Passados exatos dois meses da já histórica eleição municipal de Paulo Afonso, com a vitória do candidato (e agora prefeito eleito) Mário Cesar Barreto dAzevedo, finalizaremos, com certo atraso, a análise em relação aos vereadores eleitos (iniciada no dia 09/10, conforme segue link ao lado: Resultado das Eleições para a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso (parte 1))

Em relação ao antigo grupo situacionista, que se tornará (em parte) o grupo de oposição,  à partir de 2025, alguns pontos precisam ser salientados em relação aos seus nove vereadores eleitos (alguns dos quais já estão se bandeando para o lado do futuro governo):

O grande partido vencedor, de maneira surpreendente, foi o pequeno Mobiliza (antigo PMN)- Sem recursos de fundo partidário, mas com um trabalho tenaz e incansável, por parte do seu presidente, Manoel Elkson (também candidato a vereador com expressiva votação), conseguiu eleger expressivos três vereadores, a saber: Marcia Goretti, assistente social com forte atuação no Centro de Especialidades; Rubinho do Kênio, com destacada atuação no BTN e o surpreendente Eliézio Livino, que era uma antiga liderança política do Vereador e Presidente Zé de Abel e conseguiu se eleger na 17ª. e última vaga.

Já o PP liderado no município pelo Prefeito Marcondes Francisco e pelo Dep. Federal Mario Negromonte Jr. decepcionou... Apesar das votações expressivas dos seus principais candidatos, somente foram eleitos dois nomes, a saber: Jailson Oliveira e Marquinhos de Zezinho (assessor parlamentar e herdeiro do legado do seu pai, Zezinho do INPS) desbancando a portentosa votação de quase 1300 votos de Leco (que tinha o claro apoio da Máquina da Secretaria Municipal de Saúde, liderada à época por seu irmão, Enf. Alexei Vinícius) 

O MDB, onde se esperava uma disputa intensa, voto-a-voto, entre Beto Doido e a ex-primeira-dama, D. Ana Clara, viu-se uma verdadeira goleada (com quase o dobro dos votos) para o estreante na CMPA com o seu exótico apelido, demonstrando que a carreira política do ex-prefeito Dr. Anilton Bastos se encaminha para um ocaso nos próximos anos...

Por fim, em relação a Federação Brasil da Esperança (PV-PT-PCdo B), Valmir Rocha (com uma tímida campanha para o candidato a prefeito Marconi Daniel, devido a sua aliança e amizade prévias com o atual prefeito Marcondes Francisco) foi o grande vitorioso, sendo ladeado pelo primeiro suplente Nino Rangel (com votação muito expressiva); havendo também certo destaque para as performances dos candidatos Profa. Esmeralda Patriota, Giuliano Ribeiro e Luanderson.

No dia 18/12, os 17 vereadores eleitos serão diplomados, em conjunto com o prefeito e vice-prefeito eleitos, e esperamos, como sociedade civil organizada pauloafonsina, que eles possam ter, na média, uma atuação de maior destaque em relação a média de atuação dos 15 edis da atual legislatura nesse quadriênio...



Últimas

11541 até 11560 de 11622 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados