Política

Paulo Afonso - B - 20/06/2024

Matemática das pesquisas apontam mínima diferença entre Galo e Marcondes

Por: Geraldo Alves
Divulgação

 Em pesquisas registradas, sempre buscam apresentar o relatório que mais apresenta vantagem ao interessado na divulgação, porém esquecem que outras leituras estão explícitas nos mesmos números. Vejamos o caso da pesquisa eleitoral realizada pela IPM Brasil, entre os dias 08 e 12 de junho, encomendada pelo Site PA4 (do radialista Osildo Alves).

No cenário estimulado 1, onde os nomes de sete candidatos e o do ex-prefeito Anilton Bastos foram apresentados, se somados os intensões de voto de Marcondes e Anilton Bastos (Pré-candidatos a prefeito e vice na mesma chapa) e considerada a margens de erro (que pode ser para baixo ou para cima), apresentada de 4,61 pontos percentuais ficaria assim:

Marcondes e Anilton 27,8 com a margem de erro 32,41%*

Mário Galinho: 42,3% com a margem de erro 37,69%*

*Diferença entre os dois, nessa hipótese, seria então próximo a 5,28%*

Ou seja, bem similar ao que a mesma pesquisa no Cenário Espontânea mostra.

É claro que essa matemática pode representar as possibilidades reais, assim como hipotéticas, isso é fato. Porém esse ponto mais uma vez fica bem claro – Essa eleição ainda não está decidida e pra quem está engomando o paletó e comprando fiado na confiança de está eleito, aconselho segurar as contas um pouco mais. O jogo só acaba no apito final.

(A margem de erro pode ser para cima ou para baixo)_

A pesquisa PA4/IPM Brasil foi realizada entre os dias 08 e 12 de junho, com um total de 450 entrevistados. O estudo tem a margem de erro de 4,61 pontos percentuais, para mais ou para menos, e 95,5% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n° BA-07664/2024._

 


Últimas

1 até 20 de 10101   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados