Política

Paulo Afonso- Bahia - 18/06/2024

Paulo Afonso vive momento histórico com homologação do acordo para a construção do novo Hospital Universitário

Assessoria de Comunicação - ASCOM/PMPA
Divulgação

Após anos de uma longa espera, nesta segunda-feira (17), uma solenidade realizada na Justiça Federal marca um novo cenário para a saúde de Paulo Afonso e região com a homologação do acordo para a construção do novo Hospital Universitário. A solenidade oferta um novo momento no que se refere a capacitação dos alunos do curso de Medicina da Univasf e entregará à comunidade uma unidade hospitalar com uma estrutura moderna e eficiente para atender suas demandas de saúde.

 O acordo foi selado por meio do trabalho do Juiz Federal João Paulo Pirôpo, resolvendo o impasse sobre o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), cuja antiga estrutura deixará de funcionar quando o novo prédio estiver construído. O evento reuniu todos os entes envolvidos, selando a responsabilidade de cada um – União, Estado, Prefeitura, Ebserh, Univasf e Eletrobrás Chesf.

 A cerimônia foi presidida pelo magistrado Pirôpo e contou com a presença do Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Pires Brandão, além de representantes de órgãos da justiça, como Ministério Público Federal (MPF) e Advocacia Geral da União (AGU), além de políticos, representantes de cada órgão envolvido e na plateia comunidade se fez presente, junto com lideranças, imprensa, vereadores, professores da Univasf, secretários municipais, representantes de instituições diversas, servidores da Justiça e Prefeitura, dentre outros personagens que fizeram parte da luta pela realização da homologação.

Nos discursos, a exaltação do trabalho do Juiz João Paulo, que conseguiu selar um acordo envolvendo tantos personagens. Seu perfil conciliador foi ressaltado diversas vezes, inclusive pelo desembargador Carlos. “Este é um momento mágico que estamos vivenciando aqui em Paulo Afonso. Não é uma tarefa fácil fazer com que se chegasse a um acordo desses com tantos entes envolvidos, mas isso aconteceu graças ao Pirôpo, que tem esse perfil conciliador e hoje estamos aqui em um dos maiores momentos que eu poderia dizer do TRF 1”, falou o desembargador.

Em seu discurso, João Paulo agradeceu a presença de todos e falou da sua alegria em poder promover a homologação. “Foi um trabalho de formiguinha, conversando com cada um, mas conseguimos chegar aqui hoje, reunindo diversos entes de diversos setores porque tínhamos um objetivo comum, que é entregar para Paulo Afonso este hospital, independente de qualquer interesse político, porque a Justiça Federal é suprapartidária e está a favor do interesse da população”, enfatizou.

 O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, também falou sobre a data histórica. “Hoje estamos aqui vivendo aquilo que aguardávamos e lutamos e, dessa forma os alunos do curso terão um local adequado para colocar em prática seus estudos sem precisar se deslocar para Petrolina. Mais do que isso, a população terá uma estrutura moderna e eficiente para atender seus anseios.  Com este ato que por ora vivenciamos, cada ente terá a sua responsabilidade determinada, mas todos caminhando juntos pelo bem comum que é ofertar dignidade” .

 Além do desembargador Carlos, o Juiz João Paulo e o prefeito Marcondes, Compuseram a mesa Juiz Federal Substituto, Coordenador do Juizado Especial Federal Da Subseção Judiciária De Paulo Afonso, Doutor Diego De Amorim Vitório; secretário de Saúde, Alexei Vinícius; Procurador Igor Montalvão; representante do Governo do Estado, Diretor do Núcleo Regional de Saúde Norte, Pedro Alcântara de Sousa; representante do MPF, Procuradora da República, Ludmilla Vieira De Souza Mota; o Reitor da Univasf, Télio Nobre Leite; o representante do presidente da Ebserh, Superintendente do Hospital Universitário-Univasf, Doutor Julianeli Tolentino De Lima;  o Diretor Administrativo-Financeiro da Eletrobrás-Chesf, Jenner Guimarães do Rêgo; o Deputado Federal Mário Negromonte Junior; o Deputado Federal João Carlos Bacelar Batista e o representante Da 1ª Cia De Infantaria, Tenente Braga.

 


Últimas

1 até 20 de 10101   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados