Economia

Paulo Afonso - Bahia - 12/06/2024

Festejos juninos devem movimentar o comércio varejista em PA

Bob Charles
Divulgação

Um dos períodos mais aguardados pelos nordestinos, principalmente pelos baianos, os festejos juninos chegam trazendo não só alegria, música e saborosa gastronomia regional: a comemoração em homenagem aos três santos de junho – Santo Antônio, São João e São Pedro – traz também um cenário positivo para a economia com alta movimentação do comércio varejista, por exemplo, os supermercados e o setor de vestuário devem os mais procurados

Já os ingredientes das comidas típicas desta época do ano estão com aumento anual acima da inflação média.

Apesar de render bem, o setor de vestuário deve apresentar queda de 3%. “Contudo, é preciso entender que além de uma disputa com o mercado online, muitos consumidores já compraram suas roupas festivas no pós-pandemia, sendo agora compras mais residuais. Até por imaginar que a renovação de guarda-roupa não é um ato frequente ou anual.

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), estima, junto com trade, que o setor deve injetar pelo menos R$ 2 bilhões no economia baiana e movimentar cerca de R$ 1,7 milhão de turistas, tanto do estado como de fora, pelos municípios baianos.

Conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH) e a Associação Baiana de Viagens (ABAV), a projeção é de que 100% da capacidade hoteleira esteja ocupada no estado, principalmente nos municípios considerados os chamarizes dos festejos juninos, tais como: Salvador, Cruz das Almas, Amargosa, Ibicuí, Itacaré, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Lençóis. Paulo Afonso um dia fez parte desse show.

Apesar dos pesares, “É importante destacar que o consumidor pauloafonsino está com a situação econômica mais fortalecida. A confiança no trabalho permite o aumento do consumo e o acesso mais facilitado ao crédito”, contextualiza o empresário Maciel da Millenium.


Últimas

1 até 20 de 2488   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados