
Embora as eleições de 2026 ainda estejam a oito meses, o cenário político de Paulo Afonso, já começa a se agitar com movimentos que podem redesenhar alianças e estratégias locais. A mais recente novidade envolve o lançamento da pré-candidatura do empresário Neto Coelho que gerou ruídos dentro do próprio grupo que comanda o município.
O empresário decidiu se lançar como pré-candidato a deputado estadual, em busca de uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a partir de 2027.
A entrada de Neto Coelho na disputa é vista como um fator que complica os planos do grupo governista. Isso porque, além de dividir o eleitorado local, a pré-candidatura do empresário cria um novo eixo de força política, tornando mais difícil a construção de um consenso em torno do nome defendido pelo grupo governista em nível municipal.
Antes mesmo desse novo movimento, a simples possibilidade de Neto Coelho disputar uma vaga na AL-BA já vinha causando incômodo entre deputados estaduais com base eleitoral em Paulo Afonso. Agora, com mais um nome competitivo surgindo no mesmo campo político, o cenário se torna ainda mais desafiador para parlamentares que buscam manter ou ampliar espaço na cidade.
Nos bastidores, a expectativa em relação a quem será o companheiro de Neto é aguardada com bastante expectativa para os próximos dias. Com isso, Paulo Afonso caminha para um cenário de disputa intensa, não apenas entre grupos adversários, mas também dentro da própria base governista, o que pode redefinir alianças e estratégias na sucessão estadual.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913