
Eu particularmente não acredito que 2026 será um bom ano. Por quê? Não sei, realmente não sei. Só sei que não será um ano bom – parafraseando o saudoso mestre Hussam.
Estimo que Paulo Afonso experimentará uma nova mudança na política, em que o controle do poder, hoje exercido pelo grupo que chegou ao governo em 2024, e que infelizmente só chegará ao fim em 2028. E a razão é bem simples: Apesar da expectativa do eleitor que esperava uma nova dinastia política controlando seu destino, essa ansiedade, começa a cair por terra. A prometida prosperidade, não chega — e seguirá não chegando. Por uma razão simples: a capacidade de geração de riquezas aqui é limitadíssima, e o pouco que se gera segue apropriado pelas elites de sempre, o prefeito e seus apaniguados.
Quanto ao povo, que correu atrás das promessas de palanque do então pré candidato a prefeito que espalhafatosamente até rolou desenfreadamente em cima do palanque acreditando na promessa de que “bênçãos sem medida” lhes estavam reservadas, cresce como rabo de cavalo a frustração diante de uma situação de vida que não muda. O resultado é cobrança excessiva e frustração. É como se as pessoas tivessem caído na real de que “desse mato não sairá cachorro” e voltassem a acreditar na capacidade e experiência dos antigas cabeças brancas, a exemplo do engenheiro Paulo Barbosa de Deus, ex-prefeito.
Mesmo assim tocando o terror, o galo ainda agrada metade dos pauloafonsinos. Ora, tenha santa paciência. e que Deus tenha pena de nós.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913