
A eleição de 2028 em Paulo Afonso prevê uma disputa precoce e imprevisível mesmo após a vitória política na Câmara do prefeito Mário César Barreto Azevedo (o galinho ), no apagar das luzes de 2025, com a aprovação total (100%) da LOA 2026, por conta do seu desgaste político e movimentações internas que corroeram sua base de apoio, a partir desse primeiro ano da sua gestão.
Contudo, o quadro eleitoral tende a se fragmentar ainda mais: eis que ressurge novamente o médico Juliano Medeiros derrotado pelo galo em 2024, que nos bastidores é visto como um potencial candidato caso opte por concorrer à prefeitura em 2028;
A advogada Luiza de Deus aparece como a possibilidade real de candidatura feminina com simbolismo histórico, podendo se tornar a primeira mulher a governar o município se ampliar seu alcance no debate público.
A 3 anos da eleição, investigações em andamento e um governo que não sabe a que veio, aliás, sabe, a sucessão em Paulo Afonso promete ser competitiva e menos previsível do que se imaginava. A disputa pode migrar de um confronto concentrado entre dois nomes para um campo mais aberto, com atores tradicionais e novos buscando espaço. Quem viver, verá!
.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913