BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 14/12/2025

É dando que se recebe

Divulgação

Parte considerável das emendas parlamentares que os nossos deputados  introduzem o nosso orçamento municipal, alimentam a nossa corrupção, ou mais precisamente, a nossa roubalheira, em especial, o nosso mercado eleitoral. A provar que sim, entre os nossos 5.560 prefeitos, a grande maioria deles já está comprometida a apoiar os parlamentares que os compraram e tendo-as como moeda de troca.

As tais emendas jamais poderiam existir, até porque, é da competência dos nossos prefeitos elaborarem os seus respectivos orçamentos e em contrapartida dos seus correspondentes poderes legislativos: câmara dos deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores, aprovarem e fiscalizarem as suas execuções.

Em nenhum país do mundo, reportando-me aos minimamente responsáveis e democráticos, os seus parlamentares participam das elaborações dos seus orçamentos públicos.

Desde o surgimento das tais emendas que os nossos prefeitos, em particular, só conseguem aprovar os seus projetos se liberar as emendas dos seus correspondentes parlamentares. Esta chantagem já chegou as nossas Assembleias Legislativas e a as nossas diversas Câmaras de Vereadores.

Não diria todos, mas a grande maioria dos nossos parlamentares só define e expressam os seus votos, quando das liberações de suas emendas parlamentares, afinal de contas, são através delas que eles imaginam que assegurarão as suas reeleições.

O combate a nossa corrupção passa pelo fim das emendas parlamentares, até porque, enquanto as mesmas se mantiverem, não serão os bons e sim os maus exemplos, a despeito de suas imoralidades, ainda que incrivelmente legalizadas que continuarão prevalecendo. Afinal, a regra do jogo é essa: “é dando que se recebe”

 

 

 

 

 

 

Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=27432