
O poder vicia e entorpece. Esse é o mal que atacou as duas últimas legislaturas. O resultado é que em 2024, 7 vereadores foram reeleitos. Porque tanta renovação?
O que acontece para que a câmara seja tão mal avaliada pela população? Os fatores são vários e vão desde o entendimento público das funções dos vereadores até a arrogância dos vereadores se achando grandes autoridades.
No começo são todos a maravilha da humildade, mas os pedidos de emprego, os pedidos de ajuda e as vagas cavadas na Prefeitura vão minando a humildade e a arrogância aparece.
A outra ponta é que de tanto serem bajulados, os vereadores começam a achar que qualquer critica que se faça a eles é injusta ou em busca de interesses.
Até se tornarem anestesiados pelo poder dos palanques da Prefeitura, pelo palanque nos bairros, pelos holofotes da mídia e pelas portas abertas dos gabinetes pauloafonsinos. E aí, se tornam arrogantes e prepotentes. Sempre que encontra uma pessoa do povo, tem o olhar de cima para baixo.
Chamam o público para participar das sessões mas se tossir, pode ser expulso pela Polícia por ordem do Presidente da Câmara. Acham que movimentam multidões, mas as sessões tem um publico total, entre assistentes e espectadores pela internet, menor que dois times de futebol.
Viagens para Salvador, a maioria (não todas), completamente inúteis só para colocar o dinheiro das diárias no bolso.
A imprensa, se critica é porque não é paga, como avaliam alguns vereadores. A composição da Câmara, mostra que os eleitos têm todas as credenciais para seguir os passos da última legislatura. Vereador Catapora. Aquela que só dá uma vez na vida.
Oposição - Ceso Brito Miranda - Jailson Oliveira - Eliézio Livino - e Márcia Goretti -
Situação - Zé de Abel - Bero do jardim Bahia, Valmir Rocha, Cícera Macário - Sheila Bello - Deivide Henrique - Ery Alberto - Neivor Manfredi e Evinha Oliveira
Walking dead - Gilmarkson, Paulo tatu, Jean Roubert e Rubinho do Kênio.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913