
Embora não haja um percentual definido, enquetes realizadas aleatoriamente em várias regiões do Brasil, indicam que mais de 70% das pessoas abordadas deixam de visitar os cemitérios no Dia de Finados. Em Paulo Afonso (Norte da Bahia), as visitas aos entes queridos falecidos, tem diminuído gradativamente nos últimos anos.
No domingo (02/11), nossa reportagem foi aos cemitérios Padre LourençoTori (bairro Tropical) e São Lucas (BTN III), os maiores da cidade, e comprovou o resultado da pesquisas. Nos dois locais, a pouca movimentação podia ser vista logo nas entradas, pelo pequeno número de ambulantes. Em anos anteriores, a disputa por espaços para vender velas, coroas, arranjos, e até alimentos era tão grande, que o trânsito precisava ser interditado. Esse ano, carros e motos transitaram livremente, sem a necessidade de interdição.
Fatores como alta temperatura e falta de transporte podem estar causando o desinteresse das pessoas pela tradição de irem aos cemitérios para reverenciar os mortos. Muitos preferem fazer suas orações e acender velas em suas próprias residências, e talvez por isso, é comum encontrarmos túmulos com aspecto de abandono, sem o menor sinal de cuidado. Mas ainda assim, há quem acredite que a tradição não morrerá.
O Cemitério Padre Lourenço Tori abriu os portões para visitação às 5h e fechou após às17h. Três Missas foram celebradas: às 5h, 7h e 16h. Chegamos no São Lucas, às 11h15 e encontramos a sede da administração fechada, portanto, não obtivemos informações sobre o horário de funcionamento e roteiro de celebrações religiosas.
No Padre Lourenço Tori, um ponto que chamou a atenção foi a ausência de igrejas evangélicas, que costumeiramente realizavam Cultos com mensagens bíblicas, orações e louvores. Observamos apenas a presença de poucas pessoas com características cristãs distribuindo panfletos. Sobre o motivo da ausência de igrejas, não fomos imformados, mas alguém pressupôs que teria sido a falta de recursos financeiros para custear as despesas.
Fonte/Autor: Washington Luís radialista DRT: 4109