
Se a gente for aquilatar as aptidões da prefeitura de Paulo Afonso no Ranking de Competitividade dos municípios, no pilar de Eficiência da Máquina Pública, vamos chegar a conclusão de que o índice do município caiu em relação à alguns munícipios próximos, principalmente de Alagoas. Não dá pra medir a competividade da prefeito atual em relação a 2024 que foi um ano relativamente crítico. Apesar da queda, Paulo Afonso não desceu ao ponto de precisar respirar por aparelhos.
A eficiência da Máquina Pública é avaliada de acordo com a capacidade do governo municipal em oferecer serviços de qualidade com base em critérios como profissionalização, geração de emprego e renda(SIC) e redução de burocracia. Para 2025, os indicadores não são lá tão estimuladores.
A eficiência da máquina pública é essencial para a competitividade do município e para a qualidade da democracia, já que a legitimidade do governo depende diretamente da capacidade de executar bons serviços. Além disso, a eficiência impacta o desenvolvimento econômico, o ambiente de negócios e a atração de investimentos.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913