
Mesmo sendo uma das maiores regiões produtoras de tilápia do Brasil, a cidade de Paulo Afonso está comprando peixe de fora para abastecer a merenda escolar. A denúncia foi feita por um vereador e empresários locais que alegam prejuízo à economia da cidade.
O que está acontecendo?
Empresários afirmam que duas empresas locais — uma delas gerando cerca de 400 empregos e outra ligada à agricultura familiar com mais de 100 famílias beneficiadas — estão prontas para fornecer com qualidade e preço competitivo. Mas a tilápia servida nas escolas vem de Santa Catarina.
“Temos preço, temos qualidade. Por que não valorizar o que é da terra?”, questiona o vereador Celso Brito na tribuna da câmara de vereadores.
O que diz a Secretaria de Educação?
O secretário Ércio Chaves afirma que a empresa vencedora da licitação é da Bahia e que a tilápia foi comprada pela empresa da Natura Fish em Santa Catarina. Segundo ele, na época da licitação (março), não havia decreto regional que permitisse priorizar a agricultura familiar. O decreto só saiu em maio, e desde então, a equipe foi orientada a comprar dos produtores locais.
A reportagem solicitou os documentos da licitação para comprovação, mas até agora, nada foi enviado.
Fica a pergunta: Se temos produção local, certificações e qualidade… por que importar?
Fonte/Autor: D4 notícias c/ Bob Charles