
No momento em que a disputa por vaga na Assembleia Legislativa já agita a política, num ambiente tão tenso quanto a corrida pela Câmara Municipal, as eleições de 2026, daqui a um ano e meio, trazem à tona uma robusta lista de pré-candidatos a deputado estadual, todos com passagem por cargos no Executivo e no Legislativo. O desejo por esse tipo de mandato tem o significado de uma volta por cima daqueles que se recusam ficar muito tempo no ostracismo político e longe dos degraus do poder.
Diante da tantas preferências eleitorais dos que já usufruíram o poder, é inegável o fascínio que a política exerce sobre quem dela tirou quase tudo na vida. A listagem inclui ex-prefeitos e ex-vereadores que se recusam viver fora da labuta política eleitoral.
Para alguns pauloafonsinos, a aposentadoria política passa à distância. O ex-vereador Marconi Daniel (PT), político que passou 12 anos no Poder Legislativo Municipal, está de olho numa vaga na Assembleia legislativa em 2026.
Vereador por três vezes, MD pretende voltar à política, dessa vez como Deputado estadual. Em 2024, ele concorreu à prefeitura de Paulo Afonso e perdeu, com 6,29% dos votos, para o ex-vereador Mário César Barreto de Azevedo (PSD), que ganhou com 50,19%.
Fonte/Autor: Bob Charles DRT BA 3.913