Regional

Paulo Afonso - Bahia - 06/08/2018

Ministério Público deve investigar premiação de políticos com recursos públicos

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Diplomas de mérito e medalhas são comerciados para vereadores, prefeitos  e secretários municipai
Diplomas de mérito e medalhas são comerciados para vereadores, prefeitos e secretários municipai

Na noite deste domingo (5), o programa Fantástico da Rede Globo, uma reportagem detonou esses “institutos” que vendem esses prêmios para quem paga, na maioria das vezes paga com o dinheiro público.

Em janeiro deste ano o então prefeito interino de Jeremoabo, Antônio Chaves (PSD) foi apontado como o 6º Melhor Prefeito da Bahia e o 65º Melhor Prefeito do Brasil.

Com o título Chaves deve entrar para o livro dos Records e a grande piada do século. A premiação é organizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD) de Pernambuco. Outro insituto famoso em promover essas premiações é o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais. Na ocasião 

Na lista dos eleitos, o então interino de Jeremoabo, Antonio Chaves aparece mais bem avaliado do que o prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus (PSD). O evento de entrega da premiação aconteceu em Recife/PE no dia 26 de janeiro de 2018. Já o prefeito de Santa Brígida, Gordo de Raimundo (PT), reeleito, sequer aparece na lista da UBD. O instituto  é bem famoso para os políticos, que vivem exibindo diplomas dessa instituição, agora desmascarada, pois nunca fez qualquer pesquisa: entregava diploma e medalha a quem pagava.

Nos eventos, os políticos recebem diploma de "vereador mais atuante" ou "prefeito mais atuante". A maioria dos participantes desse tipo de evento usa dinheiro público para pagar pelas inscrições e também gasta diárias pagas pela prefeitura ou pela Câmara para ir nas cerimônias.

Por várias cidades do Sertão isso vive acontecendo. Se faz festa, cobra mesa, e vai se entregando honrarias sem qualquer pesquisa ou resultado sério. 

E quem recebe ainda  pendura no quadro na sala de trabalho e posta foto na rede social. Isso não acontece só na política, mas com empresários, comerciantes, servidor público, profissional liberal ou quem “pague apenas a mesa”.

Homenagem e reconhecimento só se deve comemorar com pesquisa ou apontamento sério do cidadão comum. Não tem honra nem mérito em receber prêmio picareta.  E comemorar isso é tão pequenos quanto lamentável. 

Por fim, senhores vereadores, prefeitos e ex-prefeitos : tirem urgentemente os diplomas e medalhas de institutos picaretas dos seus gabinetes. 

O Brasil inteiro já sabe que não valem nada e muitos foram pagos com dinheiro público. Incluindo passagens, diárias e um sem fim de vantagens nada republicanas. 


Últimas

1441 até 1450 de 1450 « Primeiro   « Anterior  
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados