Política

Paulo Afonso - Bahia - 17/12/2017

Vaqueiros e apoiadores agradecem a Marconi Daniel derrubada de liminar que proibia vaquejadas em Paulo Afonso

Por: Luiz Brito DRT\BA 3.913
Foto (Divulgação)

Desde outubro no ano passado, uma liminar expedida pelo Juiz Rosalino dos Santos Almeida, decretava o fim da realização de Vaquejadas, pegas de boi, corrida de mourão e atividades congêneres na região de Paulo Afonso. Em sua justificativa o magistrado, afirmava categoricamente que a competição proporcionava crueldade e maus-tratos aos animais durante as vaquejadas. No entanto esse ano, entre tantas batalhas judiciais, o STF reconheceu que a vaquejada se constitui num patrimônio cultural alta relevância econômica, principalmente no norte do país.

Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal reconhecendo a vaquejada como patrimônio cultural, em Paulo Afonso ainda vigorava a decisão de 2016, em Paulo Afonso  foi preciso que uma comissão de vaqueiros e promotores de vaquejadas procurassem o vereador Marconi Daniel, já que apesar de oficialmente liberada a informação ainda não era de dominio publico. dando a entender que a suapensão se mantinha em vigor. 

Otimista e munido de informações consistentes, imediatamnte o vereador Marconi Daniel arregaçou as mangas e fez questão de acompanhar pessoalmente o Dr. Igor Matos Montalvão durante toda a tramitação dos autos. O esforço valeu à pena. No último dia 13, o Exmo. Juiz, Dr. Rosalino Santos Almeida, acatando os argumentos apresentados pelo Dr. Igor Montalvão e sua equipe, suspendeu a liminar, tornando oficial a liberação da vaquejada no Município de Paulo Afonso. “Assim fica preservada uma das mais tradicionais manifestações culturais do Brasil”. Finaliza Marconi Daniel.

 

 

 

 

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados