Política

Paulo Afonso - Bahia - - 11/10/2012

Candidatas lamentam ausência da bancada feminina na Câmara de Paulo Afonso

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto Divulgação

Três candidatas a vereadora de Paulo Afonso da coligação "Seriedade e Trabalho" lastimam em uníssono o fato de a bancada feminina na Câmara se manter oculta na próxima legislatura. Irmã Leda, Dra. Eunice e Gorete Moreira qualificam como "lamentável" a ausência feminina no Poder Legislativo Municipal.

Na opinião de Gorete Moreira a ausência da bancada ganha contorno de maior gravidade quando se considera o fato de que a composição da Casa foi ampliada de 11 para 15 vereadores a partir de janeiro de 2013. Gorete chama a atenção para o fato de as mulheres corresponderem a mais de 55% do eleitorado de Paulo Afonso e associa o índice de renovação da Câmara a uma "confusão generalizada do eleitorado".  De acordo com Moreira, que destaca a importância da soberania do eleitor na democracia, o cidadão "não tem clareza" sobre o papel do vereador e acaba sendo influenciado por candidatos cujas promessas têm mais relação a atribuições do poder Executivo que do Legislativo.

Outro fator que, na visão da pedetista, tem influenciado o comportamento do eleitorado é a "mercantilização da política", que aumenta a chance de candidatos com mais recursos serem eleitos, em detrimento daqueles cujas campanhas são mais modestas.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados