Política

Paulo Afonso - Bahia - 10/12/2019

Emendas Impositivas garantem recursos a entidades de serviços e saúde

Assessoria de Comunicação (CMPA) - Luiz Brito DRT/BA 3.913
Anilton Teixeira

O Legislativo Municipal de Paulo Afonso irá realizar pela primeira vez  na história  do Parlamento a liberação de Emendas Impositivas, repassando ao Poder Executivo R$ 259 mil. Do montante, R$ 129,5 mil reais serão destinados à área da saúde e o restante para demandas diversas do município.

As Emendas Impositivas seguem as normativas previstas na Emenda Constitucional n° 02/2018. Projeto de Emenda a Lei Orgânica não poderá ser vetado pelo Executivo e cria a possibilidade de que 1,2% da receita corrente líquida do município seja destinada as emendas. A partir daí cada vereador terá um percentual para destinar recursos para entidades públicas de serviços ou da área da saúde.

ENTENDA

No ano de 2018 foi votada a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 02/2018 que "Acrescenta o art. 105-A na Lei Orgânica do Município de Paulo Afonso, que institui o Orçamento Impositivo e dispõe sobre a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo Municipal em Lei Orçamentária Anual". 

A proposta foi de iniciativa do vereador Jean Roubert (PTB). Com a emenda à Lei Orgânica os vereadores passaram a ter o direito de apresentar emendas parlamentares direcionadas à infraestrutura, educação, projetos culturais, bem como para a aplicação de recursos nos serviços da área da saúde. Por se tratarem de emendas impositivas, o Poder Executivo municipal fica obrigado a atender as demandas, caso não haja impedimentos justificados.

A ementa à Lei Orgânica prevê que poderão ser aprovadas emendas individuais e impositivas até o limite máximo de 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior. Desse percentual, a metade (0,6%) deverá ser aplicada obrigatoriamente nas ações e serviços públicos em saúde, sendo vetado o financiamento de despesas de pessoal, salários ou encargos.

As emendas impositivas deverão constar na programação financeira do Executivo e os parlamentares podem exigir a sua realização. Em caso de limitação de empenhos no curso do exercício, as emendas impositivas poderão ser suprimidas na mesma proporção.

Assim, o Legislativo Municipal reforçará seu papel junto à comunidade, que é o de legislar, fiscalizar e propor melhorias para a cidade. Ao Executivo caberá atender as demandas assinaladas no prazo de um ano. Todas as Emendas Impositivas foram aprovadas por unanimidade.

 

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados