Entretenimento

Paulo Afonso - Bahia - 08/05/2016

Glória - Ceaf comemora 38 anos de fundação em noite memorável

Ascom PMG - Vone Gonçalves
Reprodução

Uma gestão municipal precisa conhecer os conceitos básicos sobre educação para entender o que compete à prefeitura, o que compete às escolas e o que cumpre aos professores. Neste sentido, a prefeita de Glória, Ena Vilma (PP), convidou a sociedade a participar de forma ativa da gestão escolar, através de um projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal.  As eleições passaram a ser diretas para a escolha dos gestores das escolas municipais.

O resultado pode ser visto na forma como a população recepciona eventos escolares, porque antes de tudo, é corresponsável pelo desenvolvimento humano e intelectual dos seus filhos entregues aos professores - profissionais cuja tarefa diária de ensinar, sobretudo, nos dias de hoje, é heroica.

Na noite desta sexta-feira (06), professores, alunos, pais, autoridades e convidados promoveram uma festa inesquecível para celebrar os 38 anos deste que é o primeiro colégio de Glória, à época, sob a gestão do então prefeito José Manuel Braz (vereador Bezeca - PTN).

“Antes os alunos estudavam em Paulo Afonso, Delmiro ou Salvador - os pais que tinham condições -, e quem não tinha, ficava apenas com o fundamental”, relembra Eleomar Castor, coordenadora financeira da Secretaria de Educação, que ontem representou a secretária Josefa Vicente.

Eleomar lembra ainda que o Ceaf começou com apenas uma sala, e depois se agigantou: “Nós chegamos a 37 salas de aula com 5ª, 6ª, 7ª, 8ª , 1º, 2º e 3º anos em formação de magistério”. O crescimento forçou a prefeitura, já com Tertuliano Lisboa, levar o 2º grau para outra instituição.

A festa do 38º aniversário

Ary Barroso, e sua ‘Aquarela do Brasil’, canção de 1939, abriu alas para que os alunos dançassem as regiões brasileiras, e se viu do ‘Xaxado’ com Lampião (Nordeste), passando pelo samba (Sudeste), até chegar na Festa de Parintins, com seus bois Garantido e Caprichoso (Norte), além de desfiles de garotos e garotas mirins, juvenis, coral formado por crianças, e um breve histórico da fundação do colégio.

Vale ressaltar o interesse dos presentes em acompanhar as apresentações e a organização do evento pela diretoria. Grande, condizente com quem realmente pensa o amanhã.

“Começamos aqui com banquinhos, não tinha estrutura para funcionar e naquele tempo não se abria escolas como se faz hoje, por isso parabenizo a iniciativa de Bezeca e de Zaid”, comenta Joselha, diretora do Ceaf.

Segundo informa a diretora, são 449 alunos, sendo que mais de 40% veem da área rural, Joselha agradeceu o empenho dos pais,  e do poder público: 

“Agradecemos a pessoa da prefeita Ena Vilma pelo apoio, não fosse a participação do executivo não seria possível fazê-la tão bonita, e também da Câmara Municipal, porque houve colaboração de alguns vereadores.

Salientando que David Cavalcanti (assessor do deputado federal Mário Júnior) e o vereador Gilmar Pereira (PP) não puderam participar porque estavam no IML acompanhando a liberação do corpo de um amigo, morto num acidente horas antes do evento.

 Desafios de educar

“Concorremos com diversos meios eletrônicos e precisamos colocar na cabeça do aluno que ele não vem à escola apenas para a formação, mas para serem pessoas instruídas, capazes, participativos e críticos”, sentenciou Joselha.

Não é fácil o ofício exercido pelo educador, face aos desafios impostos pelo mundo, mas quando se encontra nos parceiros, quer família, gestor ou a sociedade, a compreensão que a educação é a único meio para crescer e se desenvolver, a árdua caminhada ganha ânimo.

Ao final da festa, os jurados, muitos deles, ex-alunos do Ceaf, entre profissionais diversos, entregaram prêmios àqueles que desfilaram ou dançaram melhor, na noite, lembrando que não se tratava de uma competição, ali todos saíram vitoriosos. 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados