Polícia

Paulo Afonso - Bahia - 23/05/2019

PM da Bahia tem mulher promovida a tenente-coronel pela primeira vez em quase dois séculos

Redação VN redacao@varelanoticias.com.br
Foto: divulgação
na Fernanda Dantas integra a corporação há 25 anos e é a maior autoridade feminina da PM da Bahi
na Fernanda Dantas integra a corporação há 25 anos e é a maior autoridade feminina da PM da Bahi

A Polícia Militar da Bahia teve, após 194 anos, neste mês, uma mulher promovida à patente de tenente-coronel. Ana Fernanda Dantas, de 54 anos, é médica pediatra, bacharela em direito e mestra em administração pública. Há 25 anos integra a corporação e agora ocupa o posto de maior autoridade feminina da Polícia Militar da Bahia.

Nascida em Salvador, ela entrou no primeiro concurso em que foi permitido o ingresso de mulheres, em 1993. Por já ter ingressado na PM como médica, Ana nunca participou de operações nas ruas.

A honraria – como ela mesma classifica a promoção –, foi concedida no dia 7 de maio, em uma solenidade liderada pelo comandante-geral da PM, o coronel Anselmo Brandão, no quartel da corporação que fica no Largo dos Aflitos.

“O coronel Anselmo fez essa solenidade. Foi simples, mas bastante significativa. Só estavam na minha frente quatro coronéis e, no meu grupo, dos que seriam promovidos a tenentes-coronéis, só tinha eu de mulher. Quando eu olhei para trás e vi tantos homens, eu percebi o quanto é significativo ser a primeira mulher”, lembra Ana Fernanda.

Para a militar, junto com a promoção há o crescimento da responsabilidade. “A carreira militar tem isso, você vai subindo de acordo com seu amadurecimento e as responsabilidades e nossas atribuições vão aumentando”, disse.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados