Política

Paulo Afonso - Bahia - 20/03/2019

Policlínica Regional de Paulo Afonso será inaugurada até junho e assembleia define modelo de gestão

Texto : Ascom/PMPA
Fotos: Ascom/PMPA

Nesta terça-feira (19), prefeitos e representantes de cinco, dos nove municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis), participaram de uma assembleia para aprovação do estatuto e do protocolo de intenções para o funcionamento da Policlínica Regional que está sendo construída em Paulo Afonso. O encontro definiu ainda a nomeação da diretoria do consórcio responsável pela gestão da unidade, que tem previsão de ser inaugurada até o mês de junho.

A proposta do Cis, criado em 2015, e até agora, com oito policlínicas já construídas, é a implantação de um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde, com o objetivo de descentralizar a assistência e desonerar as despesas municipais. Na região de Paulo Afonso, 252 mil pessoas serão beneficiadas com oferta de serviços de média e alta complexidade.

De acordo com Nelson Portela, coordenador geral dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, o Governo do Estado assume o compromisso de construir e equipar as policlínicas, além de cofinanciar 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os 60% restantes, com repasse efetuado diretamente da arrecadação mensal de impostos, em conta bancária. A unidade vai oferecer até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos, a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética para rastreamento de câncer de mama, neurologia, pneumologia, entre outros exames.

Para o coordenador, a policlínica de Paulo Afonso representa um avanço significativo no atendimento à saúde para a região. “É um equipamento que vai trazer um grande benefício para a região composta por nove municípios. São 252 mil habitantes que serão atendidos, a partir do agendamento feito pela regulação de cada município e os pacientes serão transportados por cinco microônibus climatizados e equipados com sinal de wifi. Ou seja, o Governo do Estado constroi e equipa a policlínica, e ainda disponibiliza o transporte dos pacientes dos municípios consorciados até a cidade-sede da unidade”, ressalta Nelson.

O prefeito Luiz de Deus enfatizou a importância de um tratamento humanizado para que, segundo ele, o atendimento da Policlínica contemple igualmente todos os pacientes, cumprindo seu objetivo.

“Todas as pessoas que necessitam de tratamento especializado devem ser tratadas com igualdade. E nós, enquanto representantes do Poder Público, devemos atender a todos de maneira justa, portanto, é fundamental que o modelo de gestão da policlínica seja executado com equidade para que possa beneficiar, não apenas os pacientes de Paulo Afonso, mas também pessoas das outras cidades da região que fazem parte do consórcio”, falou Luiz de Deus.

O secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, classificou o encontro como democrático, uma vez que, segundo ele, todos os municípios presentes tiveram a oportunidade de questionar e ouvir explicações sobre o funcionamento da unidade de saúde. “Essa assembleia foi importante para ouvirmos todos os municípios que fazem parte do consórcio. Com as explicações do coordenador Nelson Portela, as dúvidas foram esclarecidas e, no final, ficou claro o modelo de gestão da nossa Policlínica”, falou o secretário.

Representando o município de Paulo Afonso, além do Prefeito Luiz de Deus, participaram da assembleia, os secretários de Saúde Ivaldo Sales Júnior e de Administração, Hermes Benzota de Carvalho Júnior e o procurador jurídico, Ígor Montalvão. De outros municípios, estiveram presentes, o prefeito de Santa Brígida, Carlos Clériston, presidente do consórcio; de Pedro Alexandre, Pedro Gomes, e de Glória, Davi Cavalcanti, além de representantes.

Após a assembleia, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a comitiva seguiu para uma visita à obra da Policlínica, já em fase de acabamento.


Últimas

5641 até 5643 de 5643 « Primeiro   « Anterior  
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados