Política

Paulo Afonso - Bahia - 04/12/2018

Coluna do Bob

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Reprodução

Maior visibilidade 

O vereador Jean Roubert (PTB)  teve uma grande visibilidade na mídia, pelo bom trabalho na Câmara Municipal de Paulo Afonso, embalado por ser da oposição. Depois de algumas denuncias na mídia envolvendo empresas ligadas a seus familiares,  Jean mesmo sem perder o equilíbrio mostrou-se aparentemente desencantado com a política, porém sem perder a ternura. jamais.  É notório que após esse episódio,  seu perfil mudou  de baladeira à vidraça.

Fonte não se revela nunca. Tenho informação de um dos meus tres leitores que a posição de Jean após  ter recuado inexplicavelmente da disputa pela presidencia da Cãmara, pode infliuenciar  diretamente no resultado da eleição que vai definir a Mesa Diretiva da Câmara. Se optar por apoiar um possível candidato governista, nas mãos da prefeitura não terá força. A pirâmide inverteu. Jean  é um dos nomes que começa a ser falado para disputar a prefeitura na eleição de 2020.

 

Trocando em miúdos

Com os rumores de que os decretos de exoneração seriam publicados na segunda-feira, 3, liguei ontem para um dos meus três leitores que prontamente me respondeu : “Não vi o diário hoje,  mas fui a prefeitura e nada aconteceu pela manhã. Tudo deserto, o prefeito viajou. Mas o clima é terrível”.

Dentro do contexto

Nenhum prefeito governa sem uma base no legislativo. Nada mais natural que o Luiz de Deus chame vereadores dissidentes para reintegrar a sua base de apoio na Câmara. Precisará de votos extras para aprovar projetos de quórum especial.

Não teria como

Luiz de Deus tem apenas cinco vereadores na sua base. Não é suficiente para eleger o futuro presidente da Câmara e nem tem quórum para aprovar, por exemplo, um Projeto de Emenda Constitucional. Tem de ter uma base sólida de dez vereadores como tinha num passado recente para ter folga. Uma coisa é estar no poder e ter maioria na Câmara a outra é não ter um pau para dar no gato.

Novas regras

Os partidos tratem de janeiro em diante de começarem a pensar na eleição de 2020, porque acabou a malandragem política de se fazer coligações proporcionais, que era um verdadeiro bazar de negociatas para os dirigentes políticos. Será cada um disputando com chapa própria.

 

 

 

 


Últimas

5201 até 5204 de 5204 « Primeiro   « Anterior  
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados