Política

Paulo Afonso - Bahia - 11/10/2018

Crianças especiais de Paulo Afonso recebem centro de tratamento

ASCOM/PMPA
Foto: Reprodução Washington Luiz

A Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Autista (EMAA), que desde dezembro de 2017, atendia a crianças com transtorno do espectro autista e hiperatividade, no Centro de Especialidades Médicas da Avenida Doutor José Hemetério de Carvalho, agora conta com um local especialmente criado para cuidar desses pacientes.

Inaugurado nesta quarta-feira (10), o Núcleo Desenvolver, um centro de tratamento mental infantil, voltado para o atendimento de crianças de 2 a 12 anos, é considerado uma das grandes ações na área da saúde em Paulo Afonso.  A unidade, localizada na Rua Juscelino Kubitschek, n°200, Bairro Perpétuo Socorro, foi implantada com recursos do Governo Municipal e será gerida pela Secretaria Municipal de Saúde. Serão atendidos pacientes com autismo, hiperatividade e outras doenças psíquicas, moderadas e severas que afetam o funcionamento do corpo, da mente e das relações sociais.

“O que determinou a implantação do núcleo foi a crescente demanda de crianças diagnosticadas com patologias que necessitam de acompanhamento de equipe especializada”, explica o psiquiatra Natanael Resende Dória, que compõe a equipe.

Para a dona de casa Márcia Maria, mãe de um menino diagnosticado com espectro autista, desde que começou a ser atendido, seu filho tem evoluído satisfatoriamente. Segundo Márcia, que já morou em outra cidade, a Prefeitura de Paulo Afonso está de parabéns pela atenção especial que dedica à saúde.

“Eu parabenizo a Prefeitura pela iniciativa e agradeço a equipe pelo trabalho, que com certeza vai ajudar as crianças que têm algum transtorno. Hoje, meu filho está sendo bem assistido, nunca recebi uma resposta negativa da Secretaria de Saúde e eu estou satisfeita”, disse Márcia Maria.

O secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, destaca a seriedade do Governo Municipal como um compromisso que está sendo cumprido desde janeiro de 2017.

“A sensibilidade do nosso prefeito e o olhar especial que ele dedica à saúde são fundamentais para o avanço das ações da nossa secretaria, destinadas à população. A seriedade da gestão municipal, investindo o dinheiro público em benefícios para a cidade é um compromisso que está sendo cumprido a cada dia”, disse o secretário.

Em seu breve pronunciamento durante a inauguração, o prefeito Luiz de Deus se dirigiu à equipe do Núcleo Desenvolver e disse que não tem dúvida sobre a eficácia do atendimento que será prestado aos pacientes. Para ele, os bons resultados alcançarão, não apenas as crianças, mas também as famílias.

“O que a Prefeitura de Paulo Afonso e as famílias dos pacientes do Núcleo Desenvolver esperam da equipe é um atendimento humanizado, que contribua para que os transtornos sejam reduzidos ao máximo possível, e eu não tenho dúvida de que esse atendimento será prestado. Em alguns casos, por falta de conhecimento, a presença de uma criança autista na família gera problemas familiares, mas a partir de agora, essas famílias podem ter certeza de que têm ao seu lado, profissionais especializados, que usarão seus conhecimentos para ajudar”, concluiu o prefeito.

Além do prefeito, participaram da solenidade a primeira-dama do Município, Juvandir Tenório; os secretários de Saúde, Ivaldo Sales Júnior; de Administração, Hermes Benzota de Carvalho Júnior; de Educação, Severino Alves; de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres; de Meio Ambiente, Manoel Souza Santos e de Turismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano; a chefe de Gabinete da Prefeitura, Cíntia Rosena e os vereadores Marcondes Francisco (presidente da Câmara) e Marconi Daniel.


Últimas

5041 até 5060 de 5066 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados