Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 21/06/2022

Artistas de Paulo Afonso caminham para o abismo, diz coreógrafo

Por Washington
Foto: Divulgação

Não é necessário ser nordestino para saber que nessa região do Brasil, os ingredientes indispensáveis para fazer uma festa junina completa são: as comidas feitas à base de milho, os fogos de artifício, as ruas enfeitadas com bandeirolas coloridas e, principalmente, as danças. As coreografias das quadrilhas se destacam e esquentam as noites frias do inverno, tanto para os dançarinos, quanto para quem acompanha os passos ensaiados com capricho para fazer bonito nas competições.

Nas cidades que seguem essa receita, a festa popular mais celebrada pelos brasileiros depois do Carnaval, é mais animada, e os moradores se sentem incentivados a manter a tradição, trazida para o país por influência dos portugueses no século XVI. 

Mas, em Paulo Afonso (Norte da Bahia), há quem diga que o São João está adormecido. A falta de incentivo e, principalmente de apoio financeiro do Poder Público, torna a cada ano mais difícil a realização do evento, que em outras décadas já foi motivo de orgulho para quem vive na cidade de 64 anos.

Para o coreógrafo Luiz Júnior, presidente da União de Juninas do Norte e Nordeste (UJNN), nos últimos anos, as entidades e movimentos culturais de Paulo Afonso enfrentam empecilhos que dificultam a luta pela sobrevivência. Segundo ele, o resultado é o enfraquecimento das atividades, cada vez mais reduzidas por falta de recursos.

 “Infelizmente, os pauloafonsinos estão perdendo o gosto pelo São João, e isso se deve à falta de apoio, quase sempre, motivada por perseguição política. Nós que fazemos cultura entendemos que a política correta tem a função de contribuir para que as pessoas realizem aquilo que escolheram para prestar um serviço à cidade, mas aqui não existe essa consciência”, observa.

O artista pauloafonsino, criador da Quadrilha Império do Forró e que coleciona diversos títulos em sua trajetória, lembra que em outras épocas os artistas da cidade eram valorizados. Para ele, o olhar diferenciado da gestão passada era o combustível que movia a cultura local. 

 “Não podemos negar que nos governos anteriores, a cultura era vista com mais sensibilidade, indiscutivelmente nós tínhamos uma atenção maior, e por isso, as coisas aconteciam da maneira como eram planejadas. Hoje, existe um abismo e nossos artistas estão caminhando cada vez mais para cair nele. Apesar da cobrança, o descaso coloca uma corda no pescoço dos artistas, sejam cantores, dançarinos, artistas plásticos, e a maioria do grande celeiro de Paulo Afonso está sendo vítima dessa situação”, conclui.

 As festas juninas também são responsáveis pela movimentação financeira nas cidades famosas pela grade de programação, e Paulo Afonso já fez parte dessa lista. Este ano, apesar da expectativa para o retorno após a pandemia, a cidade perde até para o menor município do estado e a frustração é geral. E para completar o desânimo dos que aguardaram dois anos pelo retorno do São João de rua, a cidade volta a viver dias de tensão com 93 casos ativos de Covid-19. Só na segunda-feira (20) foram confirmados 71 casos positivos, trazendo preocupação da Secretaria de Saúde sobre proliferação da doença em larga escala.

 

 

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados