Opinião

Paulo Afonso - 29/04/2010

Quanto vale a sua pegada ecológica ? Mas afinal, o que significa e como mensurar nossa pegada ecológica

Silvano Wanderley Ferreira
Divulgação

Nestes tempos modernos de grande consumo, de liberdade para comprar e de demandas sem freio, ainda não paramos para pensar sobre um tema tão importante e que merece cuidados e precaução devido a sua importância para a manutenção da nossa biodiversidade.

Estamos consumindo demais os recursos naturais de forma acelerada no planeta terra, e notamos que, a todo instante é retirado para nossa sobrevivência ou não, sua matéria prima e, não repomos na medida certa,ou seja, na quantidade retirada.

Daí nossa pegada ecológica, pois, retiramos da mãe terra numa velocidade tal, que ela mesma não tem o mesmo tempo para recompor.

Precisaremos frear o desenvolvimento para diminuir nossa pegada ecológica? Ou não? Será a que o planeta se encarrega de repor o que retiramos na mesma medida e no mesmo consumo desenfreados dos seus recursos naturais?  será que estamos reciclando na mesma forma e velocidade?  ou será que estamos consumindo de forma geométrica, e a natureza está repondo de forma aritmética?

Precisamos ter um olhar sobre esta temática, precisamos atuar de forma sistemática e mostrar a nossa sociedade consumista que senão atentarmos para mensurar nossa pegada ecológica, poderemos incorrer na perda de nossa biodiversidade em pouco mais de 30 anos.

Teremos então uma geração futura, lutando para recompor de todas as maneiras sua biodiversidade, que nossa geração atual fará questão de acabar.

Nossas futuras gerações irão merecer esse destino?

Temos que pensar e agir imediatamente sobre o nível de manutenção desejado da biodiversidade do planeta, pois entendemos que pegada ecológica é a demanda que temos de área, terra produtiva e ecossistemas para produzirmos os recursos de que precisamos e necessitamos e posteriormente reciclar os resíduos que produzimos.

Precisamos saber do que a natureza dispõe, do quanto estamos usando e quanto ainda temos para usar.

 

 Silvano Wanderley Ferreira

Pós graduado em gestão empresarial

Email: vanoferreira@hotmail.com

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados