Geral

Paulo Afonso - Bahia - 06/09/2019

Semana Maçonica da pátria 2019

Fábio Almeida Venerável Mestre da Loja Maçônica Cavaleiros da Acácia
(Foto: divulgação)

Ocorreu no Oriente de Paulo Afonso, aos cinco (05) dias do mês de setembro do ano em curso, às 20h00min,  na área de recreação da Augusta Respeitável e Beneficente Loja Simbólica União do São Francisco, jurisdicionada a Grande Loja do Estado da Bahia - GLEB, Sessão Magna Pública em comemoração ao centésimo nonagésimo sétimo (197º)ano de Independência do Brasil.

O Evento foi idealizado pelos Veneráveis Mestres Danilo Souza, Welton Lisboa, Fábio Almeida e Aroldo dos Santos, respectivamente,  das quatro Lojas Maçônicas das cidades de Paulo Afonso-BA e Glória-BA, nordeste do estado, são elas: a Loja Maçônica União do São Francisco, da GLEB, e as Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Cachoeira da Luz e Cavaleiros da Acácia, do Oriente de Paulo Afonso-BA e a Liberdade e Glória do oriente de Glória-BA, sendo essas três últimas jurisdiconada ao Grande Oriente do Estado da Bahia-GOEB e federadas ao Grande Oriente do Brasil-GOB.

A cerimônia recebeu os diginíssimos Irmãos, o Mestre Instalado Lindemar Teixeira Lima, Coordenador da 8ª região do GOEB, e do Poderoso Irmão Eviládio Teixeira de Carvalho, Assessor Especial do Soberano Grão Mestre Geral do GOB, além das ilustres presenças das cunhadas (samaritanas e fraternas), os sobrinhos Demolays, Lowtons e a sobrinhas Filhas de Jó, além de convidados. 

O Cerimonial do evento foi conduzido pelo Irmão Eduardo Atacado e contou com a presença dos palestrantes convidados para discorrer sobre a Independência do Brasil, o Professor Msc e advogado Amin Seba Taissun e o Tenente Coronel do Exército Brasileiro Marcos Rogério Cardoso da Silva, comandante da 1ª Companhia do Exército em Paulo Afonso-BA.

O Professor Amin Seba discorreu sobre o tema "Independência do Brasil: (in)verdades históricas", sobre o qual traçou uma trajetória histórica desde a Revolução Francesa, passando pela expansão do Império  Napoleônico, com o bloqeuio continental contra a Inglaterra e a transferência da Coroa Portuguesa para o Brasil, até a elevação do Brasil à Reino Unido de Portugal e finalmente a Independência do Brasil declarada por D. Pedro I, com a efetiva e prepoderante participação da Maçonaria, com destaque para José Bonifácio de Andrada e Silva e Joaquim Gonçalves Ledo integrantes do governo brasileiro e Maçons.

Já o Tenente Coronel Cardoso falou da participação do Exército Brasileiro no processo pré e pós independência, e do papel fundamental das Forças Armadas no processo de defesa do país e na unificação de todos os estados, para combater as tropas portuguesas que invadiram algumas capitais, dentre elas: a Bahia, Recife e o Pará. Enfatizou a importante missão do Exército Brasileiro na defesa e controle das fronteiras e principalmente do papel social das Forças Militares federais, na integração com as comunidades onde a instituição está inserida. 

Todos os integrantes da mesa parabenizaram e agradeceram aos palestarnates convidados pelas explanações e por manter vivo o sentimento de amor à Patria, o civismo e a preservação de nossa história, como também ratificaram o compromisso de realizar outros eventos com as quatro lojas, visando a integração e união das famílias maçônicas.

Após a Sessão Magna Pública os Irmão, Cunhadas, sobrinhos e os convidados participaram de um coquetel oferecido pelas lojas, onde puderam vivenciar um momento de integração descontraído e proveitoso.


Últimas

2081 até 2100 de 2100 « Primeiro   « Anterior  
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados