Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - 12/01/2021

Amargo

Texto: Luiz Brito
Foto: Divulgação

O fim da vereança por força das urnas não é agradável. Sem mandato o cidadão deixa de ser referência, não é mais consultado na comunidade. Isso gera  certo desconforto social. Enfim, retornar à antiga realidade exige humildade contra aquela vaidade que embalou Mas a derrota nem sempre é perder. O derrotado pode se beneficiar pela experiência adquirida. Exemplo: em 2020, Mário Cézar Barreto de Azevedo, o Galinho (SD), ousou candidatar-se a prefeito da terra da energia. Perdeu mas surpreendeu com a boa votação: 22.210 votos (38,27% ) – o que com efeito viabilizará sua candidatura a deputado em 2022.

Um drama: A reeleição do  prefeito Luiz de Deus  tem um lado complicado e pouco mostrado.  Geralmente para se reeleger o prefeito faz alianças diversas e com elas as promessas de prestigiar grupos e siglas na futura gestão. Aí vem o fato complicador: os funcionários ( também fieis no pleito) não aceitam perder seus empregos. E como resolver isso?

Calma! 

Os novos vereadores não podem se precipitar. Tudo ao seu tempo. Primeiro as noções básicas do cargo e as atribuições. Mas estão previstas proposições de títulos de cidadania, votos de pesar, de louvor, denominação de ruas e logradouros. Detalhe: a formação cultural ajuda, mas não é determinante assim como o estilo do nó da gravata. 

Equívocos: Pesquisas mostram que a maioria dos vereadores sonha com o cargo de prefeito, inclusive os novatos delirando pelo sucesso do batismo nas urnas. A disputa por espaços na Câmara e na mídia é esperada. Alguns conseguirão, mas outros passarão despercebidos, anônimos, ao longo do mandato. E 4 anos passam rapidinho – vapt vupt.

Balela: Aquelas utopias de campanha e início de mandato serão logo esquecidas e trocadas por posturas ‘pragmáticas’ comuns na vereança. Vão priorizar a sobrevivência do mandato, as vantagens financeiras (salários, verbas de representação e as famosas diárias) e as nomeações  de correligionários na  administração municipal.

PA: Os derrotados acompanham o novo governo. Interesses convergentes e conflitantes existem na cidade tão rica e complicada. Com apenas um deputado estadual, a cidade precisa fortalecer seus seu peso político no Estado. o status do cargo. Aliás, como tudo na vida tem início e fim.

 

 


Últimas

2001 até 2005 de 2005 « Primeiro   « Anterior  
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados