Política

Paulo Afonso - Bahia - 22/05/2022

Nem Freud explica - Ampliação da feira coberta aumenta a lista de obras inacabadas em Paulo Afonso

Por Washington Luís
Foto: Divulgação

A cidade de Paulo Afonso (Norte da Bahia) está prestes a ganhar o título de maior canteiro de obras inacabadas do Brasil. Em todos os bairros do município denominado pela atual Administração Municipal de ‘Cidade do Bem e do Avanço’, podem ser vistas várias ações iniciadas em 2017, que faziam parte do pomposo programa de reurbanização e revitalização de bens imóveis e logradouros públicos.

Uma dessas festejadas obras, iniciada no segundo semestre de 2020, nos primeiros movimentos da campanha para as Eleições Municipais, é a ampliação da feira coberta (foto), planejada para criar um espaço mais amplo e dar comodidade aos feirantes e frequentadores do local. O projeto previa a construção de um anexo com pavimentos térreo e superior, ampliando os espaços destinados à venda de alimentos e confecções.

O cronograma de inaugurações previa a entrega do novo espaço para a semana anterior às eleições, mas, infelizmente, passados quase dois anos, a ampliação da feira coberta entrou na lista das obras iniciadas na pré-campanha e logo depois interrompidas, com a justificativa de falta de recursos financeiros. Hoje, o que pode ser visto no local é um esqueleto de concreto rodeado de tapumes, cenário que contradiz o título de cidade turística, escolhida como pano de fundo para a próxima novela da Rede Globo.

O comerciante Jailson Marcos, que trabalha na feira coberta desde a inauguração em 2012, diz que todos os permissionários de boxes aguardam uma explicação para a paralisação da obra, mas a Prefeitura ainda não se pronunciou.

“Até hoje, não houve nenhuma justificativa sobre a conclusão dessa obra, que foi anunciada como um meio de ampliar os espaços e melhorar nossas condições de trabalho, mas parou de repente e ninguém explicou o motivo. No ano passado, a data de conclusão foi modificada na placa da obra e a nova data seria 19 de janeiro de 2022, mas já se passaram mais de quatro meses e, tanto nós que trabalhamos aqui, como os clientes, continuam sem uma resposta. O que ouvimos são apenas perguntas, mas respostas, ainda não tivemos nenhuma”, lamenta.

Construída com recursos próprios do Município, um marco na segunda gestão do prefeito Anilton Bastos, a feira coberta de Paulo Afonso, considerada a mais moderna do Brasil, conta com 532 boxes para venda de frutas, verduras, legumes, confecções, calçados, laticínios, miudezas e alimentação. 

O equipamento público mede 7.200 mil m² de extensão, possui corredores largos, projetados para garantir a melhor acessibilidade e trânsito livre para clientes e feirantes, e sanitários masculinos e femininos. A obra realizou um antigo sonho da comunidade que sentia na própria pele os transtornos nos dias de feira, comprando mercadorias expostas em lonas estendidas no chão, além de perder tempo com os inevitáveis engarrafamentos na região da feira-livre.

 


Últimas

21 até 40 de 8051 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados