Política

Paulo Afonso - Bahia - 16/09/2019

Câmara promove palestra sobre índice de suicídio

Assessoria de Comunicação (CMPA) - Luiz Brito
foto: Divulgação

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil, a cada ano. Foi pensando nisso que a Câmara Municipal de Paulo Afonso (CMPA) promoveu, nesta segunda-feira (16), uma palestra para discutir a conscientização e a prevenção ao suicídio.

Para defender o tema, foi especialmente convidado o delegado da vizinha cidade de Glória, Marco Antônio de Jesus Bacelar. A palestra sobre o índice de suicídio proposta pela vereadora Irmã Leda, teve o objetivo de permitir que as pessoas se sensibilizem para o tema e oferecer noções básicas para que cada vez mais pessoas aprendam a lidar com um problema tão delicado.

Segundo Bacelar à alta taxa de suicídio entre os jovens: 73% dos casos registrados entre os anos 2000 e 2016 são de pessoas entre 15 e 29 anos, conforme dados do Datasus. “Esse evento é importante para pensarmos na questão do suicídio, nos sinais e sintomas tanto em nós mesmos como nas pessoas próximas”, frisa.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens para 2,4 de mulheres, a cada 100 mil habitantes. Entre os fatores de risco estão transtornos mentais como depressão, alcoolismo e esquizofrenia, o isolamento social, perdas, doenças incapacitantes, dores crônicas e neoplasias malignas.

A propositura vem contribuir para alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; colaborar para a redução de casos no município; e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas”, argumentou a Irma Leda, em sua justificativa.

 


Busca



Enquete

Dos pré candidatos abaixo relacionados quem vc acha que tem chance de se eleger?











Votar Resultado
Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados