Política

Paulo Afonso - Bahia - 14/01/2020

Diabéticos lutam para conseguir remédios e insumos para tratamento em Paulo Afonso

Assessoria do Parlamentar
Foto: Divulgação

Pacientes com diabetes – menores de 15 e maiores de 60 anos – cadastrados na Farmácia Básica em Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, estão recebendo de forma gratuita canetas de ação ultrarrápida para aplicação da insulina. A medida deve garantir aos diabéticos mais qualidade de vida e o controle da dosagem. Facilitou muito a aplicação. A gente gira o botão e já sai a quantidade certa do remédio”, comenta um agricultor. 

Em Paulo Afonso,  o Projeto de Lei nº 75\2017, que prevê distribuição gratuita de monitores de glicemia capilar e tiras reagentes para o controle e tratamento de pessoas portadoras de diabetes, dorme em berço esplêndido na gaveta do executivo desde 2017. O PL de autoria do vereador José Carlos Coelho (PRB), foi aprovado por uaninimidade na Câmara, e desde  a passagem do prefeito interino Flávio Henrique Magalhães Lima, aguarda ser sancionado. 

Zé Carlos do BTN relata que os pacientes enfrentam dificuldades para obter os insumos do tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), coordenadas pela Prefeitura. Garantir o tratamento adequado é a difícil luta de familiares e pessoas com diabetes em Paulo Afonso. "É uma luta", afirma. Em Paulo Afonso, segundo o IBGE, metade da sua população estimada em cerca de 120 mil habitantes, sofre de diabetes.


Últimas

21 até 40 de 6009 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados