Opinião

Paulo Afonso - 31/07/2010

Qualidade no atendimento no comércio de produtos e serviços em Paulo Afonso: o grande diferencial competitivo

Silvano Wanderley Ferreira / vanoferreira@hotmail.com

Depois de muitos causos e relatos sobre este tema tão importante para uma organização no dias atuais, faço algumas pontuações sobre o porquê atender bem e com qualidade, onde a adoção de tecnologia de ponta, do conhecimento, da capacitação e do bom humor entre os funcionários de qualquer organização seja ela pública e principalmente privada é fundamental na competitividade e na permanência desta no ramo comercial e/ou de serviços públicos á sociedade em geral. Atendimento com qualidade no comércio de Paulo Afonso é coisa de luxo, ou seja, é para poucos, mas, paralelo a este gargalo, temos inúmeras casas comerciais inovando seu layout de exterior e interior, no propósito de atrair e reter clientes, do qual tenho a seguinte afirmação: o empresário Pauloafonsino sabe investir nesta área, e a prova é são as fachadas das lojas, com suas cores, formas geométricas, design avançado, interiores climatizados, opções no conforto para idosos e crianças, balcões e vitrines inovadoras. Mas, no quesito atendimento e pós-atendimento, faz-se necessário um conceito, treinamento melhor e uma cultura empresarial voltada para mudar este quadro. Com efeito, corremos o risco de ter status de um comércio dinâmico e inovador, mas com o estigma de sermos péssimos em atender e reter clientes, pois, nosso comércio no geral trata mal e com maestria seus clientes. Algumas vezes presenciei em algumas lojas de produtos e principalmente de serviços, seus atendentes postarem uma cara de que nada tem a haver com aquele cidadão que está procurando algo ou coisa assim, pois quando atende, transmitem ódio e parece que estão ali obrigados e forçados e prestarem qualquer tipo de informação ou servir para o bem estar do cliente.

Essa cultura precisa ser modificada, pois ela não condiz com o perfil empresarial dos agentes econômicos desta cidade, necessário faz e aqui faço um apelo que procurem órgãos ou entidades que prestam consultoria neste sentido em mudar este quadro tão importante para a competitividade que é a qualidade no atendimento.


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