Economia

Paulo Afonso - 26/05/2010

ADAB realiza palestras sobre aftosa na exposição e caprinos de ovinos

Da Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA)
Divulgação
Dr. Albany Leite Lopes - Coord. da ADAB
Dr. Albany Leite Lopes - Coord. da ADAB

Nos dias 26, 27 e 28/05, durante a 6ª Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos de Paulo Afonso, a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB), estará realizando palestras em um estande montado no Parque de Exposição Djalma Wanderley, sobre a importância de prevenção da febre aftosa, doença contagiosa causada por vírus de rápida multiplicação, que atinge todos os animais de casco, divididos entre caprinos, ovinos, bubalinos, suínos e principalmente bovinos, e se não for evitada através da vacina, traz conseqüências negativas para a economia do estado. A transmissão se dá através de materiais infectados, veículos, equipamentos e pessoas que tiveram contato com o vírus. Os animais infectados têm feridas na boca, nas tetas e nas unhas.

Em entrevista ao vivo no programa "Silêncio que chegou autoridade", apresentado pelo radialista Bob Charles na Rádio Betel FM, nesta quarta feira (26), o coordenador regional da ADAB, Doutor Albany Leite Lopes informou que a segunda etapa da vacinação contra a aftosa deste ano começou no dia 1º de maio e termina na próxima segunda feira (dia 31), salientando a importância da vacinação para manter a Bahia como "Zona Livre da Aftosa", título conquistado no ano de 2002. -"Graças às constantes fiscalizações empreendidas pela ADAB - regional Paulo Afonso, nos últimos dois anos o percentual de rebanhos vacinados na região passou de 94% para 99%", lembrou o coordenador, completando que a multa aplicada para cada animal não vacinado é de R$ 53.

Em todo o estado, este ano o número recorde de 97,04% do rebanho vacinado, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária da Bahia (SEAGRI) é o melhor dos últimos nove anos, sendo que o destaque da 2ª etapa da campanha vai para a Coordenadoria Regional de Paulo Afonso, com 99,3% dos animais imunizados. As Coordenadorias de Itaberaba, Irecê, Itabuna, Itaberaba, Miguel Calmon e Juazeiro alcançaram índices acima de 98%. Nas Regionais da ADAB de Barreiras, Feira de Santana e Santa Maria da Vitória os percentuais foram superiores a 97%. Já em Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Jequié, Itapetinga e Guanambi mais de 96% do rebanho foi vacinado.

Além da febre aftosa, outras doenças que afetam a agricultura também serão temas das palestras proferidas pela ADAB, através da Regional Paulo Afonso. -"O público alvo são os expositores de vários estados da região, que participam do evento, mas todas as pessoas poderão assistir as palestras", encerrou Doutor Albany.

 

 

 


Últimas

21 até 40 de 2411 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados