Geral

Paulo Afonso - Bahia - 04/05/2019

Dia D da vacinação contra gripe será neste sábado (4); saiba quem deve se vacinar em Paulo Afonso

Assessoria de Comunicação - PMPA
(Foto: divulgação)
Todos os postos de saúde do centro e do Bairro Tancredo Neves estarão abertos das 7h ÀS 17h, sem
Todos os postos de saúde do centro e do Bairro Tancredo Neves estarão abertos das 7h ÀS 17h, sem

Neste sábado (4), a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o Dia D da campanha de Imunização contra a Influenza. Para a vacinação, todos os postos de saúde do centro e do Bairro Tancredo Neves estarão abertos das 7h ÀS 17h, sem fechar para o intervalo do almoço.

 A coordenadora de Imunização, Thaís Siqueira, reforça a importância da vacinação, uma vez que a gripe é letal. “Queremos reforçar mais uma vez a importância da vacinação contra a Influenza, uma gripe que pode levar à morte. Gostaria de sensibilizar a população para que compareçam aos postos de saúde, que estarão abertos neste sábado até as 17h. Nosso objetivo é reduzir os índices de casos”, falou a coordenadora.

 Ela ressalta que os postos da área rural não estarão abertos, mas a equipe tem uma programação diária, durante a semana, para levar as vacinas para as comunidades. “Toda a área rural está sendo atendida durante a semana porque a equipe programa cada comunidade para fazer a vacinação”, fala.

 Thaís explica que o público alvo contempla diversos grupos (ver lista abaixo), especialmente Puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, idosos a partir dos 60 anos, crianças de 5 anos a menores de 9 anos com doenças crônicas. Ela enfatiza que os pacientes acamados poderão ser vacinados em casa, basta o responsável se dirigir a um posto de saúde e solicitar à equipe. Os estudantes da área de saúde que já estão fazendo estágio também poderão se vacinar.

 A coordenadora ressalta que desde o início da campanha a equipe tem intensificado a vacinação, se dirigindo aos locais que possam ter o público alvo. Foi o que aconteceu na Associação dos Aposentados da Chesf (Aposchesf), onde vacinou os aposentados que residem no centro da cidade e Bairro Alves de Souza e têm dificuldade de se deslocar até as unidades de saúde.

Os números de Paulo Afonso ainda não estão satisfatórios, porém haverá uma estratégia para que se alcance a vacinação do que está previsto. “É preciso que a população se conscientize e procure os postos neste sábado (4), ou até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha”, conclui.

 Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:

 – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

– Gestantes em qualquer idade gestacional.
– Puérperas (até 45 dias após o parto), com comprovação.
– Professores de escolas públicas e privadas.
– Idosos (a partir dos 60 anos).
– Crianças de 5 anos a menores de 9 anos com doenças crônicas.
– Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado).
– Povos indígenas (a partir de 6 meses de idade).
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas.
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).


Últimas

21 até 40 de 2063 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados