Regional

Paulo Afonso - 21/02/2010

O papel do esporte na sociedade

Fábio Jean
Arquivo

 É quase que incalculável o benefício que o esporte proporciona à sociedade. A inclusão social e os inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde humana são alguns itens que fazem com que o esporte tenha um importante papel perante a sociedade.  
 No momento em que a violência tornou-se banal na sociedade em geral, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar crianças e adolescentes das ruas, ele ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública.
 O poder de transformação do esporte fez com que várias empresas o adotassem como forma de melhorar o desempenho e a saúde dos funcionários, pois foi cientificamente comprovado que as atividades físicas desenvolvem a auto-estima e conseqüentemente o rendimento no trabalho.
 Além da inclusão social, o esporte proporciona inúmeros benefícios à saúde humana. Atuando na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras doenças, o esporte ganha espaço e interesse pela medicina.
 É essencial a sociedade estimular a prática do esporte na população. Comprovado o seu poder de transformação na luta por uma vida mais saudável e na inclusão social, ele deve ser adotado como forma de melhorar a convivência na sociedade e na promoção da paz social. Localizada em um dos bairros mais tradicionais de Paulo Afonso, a quadra de esportes em Frente ao Quartel do Exército, na Chesf, nem de longe lembra o que antes era um local da prática esportiva, que proporcionava atividade física, lazer e diversão para os moradores daquele bairro e vizinhos. Hoje o que se vê no local, como na maioria das quadras públicas de Paulo Afonso são, um misto de abandono e descaso com o patrimônio público:

1 - o piso está cheio de buracos e remendos mal feitos;

2 - a tela de proteção praticamente não já não existe mais em alguns pontos e a mureta de proteção apresenta rachaduras;

3 - o que se vê são pedaços do  que seria uma trave, a outra trave encontra-se em um estado de ferrugem avançado, colocando em risco a vida de quem ainda se aventura em utilizar aquele espaço;

4 - não há iluminação, como na maioria das quadras de esporte de Paulo Afonso, a iluminação, quando tem, mais parece uma gambiarra, postes velhos e com lâmpadas queimadas demonstram a situação lastimável.

Aqueles que ainda se aventuram na utilização daquele espaço além de colocarem a vida em risco, acabam atrapalhando a vida dos comerciantes e moradores do bairro. Na região onde está localizada a quadra, já que, sem a tela de proteção completa, constantemente a bola acaba atingindo os carros dos moradores, pedestres e comerciantes, causando transtornos a todos. Na maioria das quadras e em destaque negativo, as três quadras localizadas no Lindinalva Cabral, não há nem se quer as "Traves", nem pintura das quadras, o espaço é utilizado apenas paras eventos particulares de Shows e venda e consumo de drogas, naquele local marginais acabam utilizando a área para despistar a ação dos policiais. Os desportistas de Paulo Afonso aguardam pelas reformas, já que nesta situação fica praticamente impossível praticar esporte. No quadro em tela, se as autoridades não tomarem providências os pais de família vão continuar perdendo seus filhos  para o vandalismo e o Crack, placar "1x0 para o Crack".

 

 


Últimas

21 até 40 de 1592 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados