Entretenimento

Paulo Afonso -- Bahia - 23/07/2015

Paulo Afonso realiza encontro Clinica de Esporte Adaptado

DP
reprodução

A cidade de Paulo Afonso recebeu pela segunda vez em menos de um ano, a  Clínica de Jogos e Esportes Adaptados oferecidos pela a Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP) e Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB), que são capacitações voltadas para profissionais de educação física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência.

Em nossa cidade a FBDP contou com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) e o IFBA. As oficinas que tiveram início na quinta-feira, 16/07 e foram até o dia 18/07, aconteceram no auditório, assim como na quadra do IFBA com as aulas teóricas e práticas, nas modalidades de Goalball (esporte para cegos e pessoas com baixa visão) e natação na piscina do CPA. Contou com a participação de estudantes e professores de Educação Física da Fasete e de outras instituições, além de pessoas com deficiência da cidade que já praticam ou desejam praticar um destes esportes.

Para o presidente do COMPEDE Lúcio Flávio Teixeira, “a segunda vinda da Clínica de Jogos e Esportes evidencia que nossa cidade tem potencial para ser uma das referências nos Esportes Adaptados e Paraolímpicos e daqui podem sair futuros atletas que representariam muito bem Paulo Afonso”, destaca. Complementa o presidente da FBDP, Audival de Sena Junior, que o intuito das clínicas é promover a inclusão de pessoas com deficiência na área esportiva e incentivá-las a participar de competições nacionais e internacionais. Já o professor de educação física da UFBA, Ney Santos, que também presta assessoria à SUDESB, previu que a Superintendência e o Governo da Bahia já sinalizam que a cidade de Paulo Afonso deve sediar um dos polos de esportes adaptados do Estado, por apresentar os requisitos ideias, tanto em estrutura como potenciais técnicos e atletas.

A primeira clínica, realizada no segundo semestre de 2014, trouxe as modalidades do Handebol em cadeira de rodas e o Futebol de Cinco para cegos. As próximas clínicas devem incentivar a prática do Basquete em cadeira de rodas e a Bocha adaptada para pessoas com deficiência física severa.

 

O COMPEDE é um colegiado autônomo formado por representantes da sociedade civil e do governo municipal e está integrado a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e apoiado diretamente pela Coordenação de Políticas da Pessoa com Deficiência da SEDES/Prefeitura de Paulo Afonso.


Últimas

1 até 20 de 764   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados