Entretenimento

Paulo Afonso - Bahia - 06/10/2014

Procissão fluvial e show pirotécnico encerram novena de São Francisco

Ascom - PMPA
Ascom/PMPA

Terminou no  sábado dia 4 a tradicional Festa de São Francisco - Padroeiro de Paulo Afonso e de outras cidades banhadas pelo Rio da Unidade Nacional, descoberto em 1501. O novenário começou no dia 25 de setembro, com missas celebradas na área externa, festa de largo, praça de alimentação e bingo beneficente. No último dia, uma Procissão Fluvial, acompanhada pormais de vinte embarcações, saiu do Beira Rio, na Barragem de Moxotó, conduzindo a imagemdo homenageado, percorrendo todo o Canal da PA IV até o Balneário São Francisco (Prainha),onde centenas de fiéis aguardavam o cortejo, alguns trajando vestes iguais a do santo, em sinal de agradecimento por graças alcançadas. A dona de casa Edjane Pereira de Carvalho participa da festa desde 2006, quando teve problemas durante o nascimento de sua filha, Emanuelle Carvalho. Emocionada, Edjane contou que ao fazer uma oração à Nossa Senhora e a São Francisco teve seu pedido atendido e desde então tem acompanhado a procissão ao lado da pequena Emanuelle e do marido, Edson dos Santos Alves, que também se tornou devoto de São Francisco.

“Quando eu entrei em trabalho de parto comecei a perder líquido amniótico e o médico disse que minha filha estava com o cordão umbilical entrelaçado no pescoço, correndo o risco de morrer; nesse momento eu fiquei desesperada, rezei e pedi a Nossa Senhora e a São Francisco que salvassem a vida dela e prometi participar da festa todos os anos, juntamente com ela”, falou Edjane.

No catamarã que conduziu a imagem de São Francisco, o Padre Celso Anunciação, o Prefeito Anilton Bastos Pereira, o Vice Prefeito Jugurta Nepomuceno Agra e a primeira dama e s ecretária de desenvolvimento social, Ana Clara Moreira. Após a chegada à Prainha, agora conduzida por um caminhão do Corpo de Bombeiros, a imagem do padroeiro seguiu em carreata acompanhada por carros e motocicletas percorrendo um trecho da BA 210, Avenida Apolônio Sales e Rua da Gangorra até a igreja construída pela Chesf no final dos anos 50. À noite, após a última celebração, a tradicional festa de largo e um belíssimo show pirotécnico encerraram a programação.


Últimas

1 até 20 de 764   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados