Economia

Paulo Afonso<> Bahia - 15/03/2014

Celulares tomam lugar dos telefones fixos no Brasil

Tribuna da Bahia
Divulgação
As pessoas que usam celular não conhecem as principais regras dos serviços contratados
As pessoas que usam celular não conhecem as principais regras dos serviços contratados

Segundo a nova edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social - Serviços de Telecomunicações (SIPS),publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nessa quinta-feira (13/3), 45,5% das residências brasileiras está substituindo a telefonia fixa pelo celular. O estudo também mostra que em 38% das casas ao menos uma pessoa acessa a internet pelo celular.

A pesquisa mostra ainda que as pessoas que usam celular não conhecem as principais regras dos serviços contratados, e sugere que boa parte das reclamações registradas tem como origem a falta de transparência na relação entre empresas e usuários.

Em 40,8% dos domicílios possuem acesso à Internet. A maioria das casas possui computador nas regiões Sul e Sudeste - 53,5% e 54,6%, respectivamente. No Nordeste e no Norte a proporção atinge 39,6% e 35,3%.

A TV por assinatura, ou Serviço de Acesso Condicionado, tem sido, no entanto, um grande alavancador da convergência de serviços no mercado brasileiro. “O principal indício é o fato de que a infraestrutura tecnológica utilizada pelo serviço de TV por assinatura já é a mais utilizada na oferta de serviços de acesso à internet em banda larga”, afirma o autor da pesquisa, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, João Maria de Oliveira. 

Cerca de 70% dos domicílios do país preferem contratar serviços de telecomunicações separadamente, apesar de ficarem mais caros do que os feitos de forma conjunta, nos chamados planos combo – agrupados em um mesmo contrato. Segundo o estudo, o acesso à TV por assinatura é, entre os serviços de telecomunicações pesquisados, o mais bem avaliado e por meio do qual os planos combo vêm sendo conhecidos.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados