Economia

Paulo Afonso <> Bahia - 20/09/2013

Secretária comemora 10 anos do Bolsa família

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Divulgação

O programa Bolsa Família, cuidadosamente dirigido pela secretária de  Desenvolvimento Social,  Ana Clara Moreira, completa 10 anos. Hoje ele atende a 13,8 milhões de famílias no Brasil. Só em Paulo Afonso  foram transferidos em  agosto último  mais de  R$  2 milhões reais  beneficiando  13.455 famílias.
Para a titular da SEDES, trata-se, inequivocamente, do maior programa de transferência de renda que teve desdobramentos sócio econômicos revolucionários. O Bolsa Família se transformou em um agente multiplicador da economia brasileira e foi decisivo para o crescimento do mercado interno, para a redução da pobreza, da mortalidade infantil e também para aumentar a arrecadação tributária.
À época muito se polemizou sobre o programa. Diziam que era assistencialista, outros afirmavam ser um caminho sem saída e ainda um estímulo ao ócio. Ledo engano, os números de hoje mostram que os críticos estavam equivocados. Desde sua criação, perto 5,8 milhões de famílias deixaram de receber as transferências de renda do governo porque aumentaram a renda.
O resultado mais importante, entretanto, está na maior redução nas taxas de mortalidade infantil no país. Ela é uma das principais consequências do Programa Bolsa Família. A mortalidade infantil diminuiu 40% e, no Nordeste, 50%, sendo que 20% se devem ao Bolsa Família. A redução da mortalidade infantil foi, de acordo com a Unicef, de 77% entre anos de 1990 e 2012, metade do período com o programa Bolsa Família.
Outro êxito foi o acompanhamento da frequência escolar dos alunos de famílias vinculadas ao programa. O sistema abrange 17 milhões de estudantes, cuja frequência é aferida de dois em dois meses. As pesquisas comprovam que os alunos atendidos pelo programa têm o mesmo nível de desempenho dos demais e, no Nordeste, o resultado é superior. Pessoalmente nunca duvidei de sua eficiência e alcance sócio-econômico, ressaltou Ana Clara. 

 


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados