Economia

Paulo Afonso - Bahia - - 25/04/2013

Contra a seca, Conab faz novo leilão de milho

Pernambuco 247
Foto reprodução

Devido à falta de interesse por parte dos fornecedores, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará um novo leilão, na próxima segunda-feira (29), para a venda de milho com o objetivo de socorrer os criadores do Nordeste, que assistem aos rebanhos morrerem lentamente devido à estiagem, considerada a maior dos últimos 50 anos na Região. Inicialmente, estava prevista a venda de 70,3 mil toneladas do alimento, segundo operação realizada na última sexta-feira (19), porém a comerciaização ficou abaixo das expectativas do Governo Federal, que vendeu apenas 62,5% do esperado, o que representa 43,9 mil toneladas. Desse total, Pernambuco deverá receber 7.270 toneladas.

A venda de milho faz parte do programa Venda Balcão, da Conab. A iniciativa tem como objetivo repassar o alimento às cidades situadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e que sofrem com a seca, a ponto de estarem em situação de emergência. Dez municípios pernambucanos serão beneficiados: Recife, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Itaíba, Petrolina, Garanhuns, Serra Talhada, Floresta, Bom Conselho e Salgueiro.

Na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que ocorreu no dia 2 deste mês, com a presença de todos os governadores do Nordeste, o Governo Federal garantiu o fornecimento de 340 mil toneladas de milho para o meses de abril e maio. A missão de repassar o alimento fica com os estados, que assumiram a responsabilidade de vender a saca de 60 kg por R$ 18,12 para os criadores que forem comprar até 3 toneladas e por R$ 21 àqueles que forem adquirir entre 3 e 6 toneladas.

Na primeira sexta-feira (3) de maio, a Conab realizará outro leilão visando o transporte de milho por via marítima em decorrência de problemas logísticos nas rodovias. A expectativa é que cerca de 25 mil toneladas devem chegar a Pernambuco pelo Porto do Recife. O Estado já perdeu quase 50% do seu rebanho. A entrega deve ocorrer no dia 27 de maio, e também beneficiará os estados da Bahia, Paraíba e Ceará.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados