Polícia

Paulo Afonso - Bahia - - 24/03/2013

Superlotação de presídio regional eleva tensão em Paulo Afonso

Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA) Por Luiz Brito DRT/Ba 3.913
Foto reprodução ilustrativa

A acomodação (sic)  de cerca de 300 detentos  na carceragem do presídio regional de Paulo Afonso, abriu nova discussão em torno da superlotação carcerária no maior município da décima região administrativa do estado da Bahia,  com mais de 120 mil habitantes. O problema é histórico e embora  os ex-diretores Ewandro  e Carlos Belíssimo tenham tentado  reduzir a superlotação a secretaria de Segurança publica do estado, fez ouvido de mercador. 

 Outro agravante é a falta de policiais militares na unidade prisional o que torna vulnerável a segurança física dos bravos 4 policiais militares que atuam no presídio em regime 12 horas por turno.
A superlotação vem dia a dia despertando a irá dos detentos que a qualquer momento  podem desencadear uma rebelião com consequecias inimágináveis. A verdade é que  a unidade prisional esta sem condições  de receber mais detentos, além disso não há o mínimo de segurança para as pessaos que trabalham no seu interior.  O quadro mostra em termos percentuais que há um policial militar para  80 detentos. Os numeros são tão desanimadores  quanto a disposição do policias de trabalhar num verdadeiro campo minado.  A superlotação aliada a falta de policiais militares  pode causar rebelião, motim, fuga em massa e morte. Quando foi construído o presídio tinha 19 policiais. Enquanto os PMs lamentam a situação de desconforto, desestimulo  e de tesão absoluta, é possível ver  policiais atuando em pontos não tão estratégicos no centro da cidade, quando poderiam  ser menejados para auxiliar o diminuto efetivo destinado ao presídio Regional.  Segundo informação de agente,  que pediu para não ser identificado temendo algum tipo de represália, 4 dos seis postos existentes no interior do  presídio  estão desativados por falta de homens. A quantidade de agentes, aliás, também é insuficiente para a quantidade de presos naquela unidade. O que é um absurdo", revela o servidor público.
 


Últimas

1 até 20 de 841   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados