Polícia

Paulo Afonso - Bahia - - 14/03/2013

Atestado de virgindade para polícia civil cria polêmica na Bahia

(com informações do Bahia Notícias)
Foto ilustrativa

A Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) não se cansa de criar polêmica. Primeiro orientou o baiano andar com dinheiro no bolso para dá aos ladrões em caso de assalto.

Agora, determina que as mulheres virgens interessadas no concurso público da Polícia Civil apresentem atestado médico. O assunto rendeu nota de repúdio por parte da Ordem dos Advogados do Brasil na Terra de todos os Santos

O regulamento desobriga mulheres que afirmarem nunca ter tido relações sexuais de entregar os exames de coloscopia, citologia e microflora, desde que mostrem o exame ginecológico - com assinatura, carimbo e número do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico que fez os testes.

A presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB/BA, Andrea Marques, questionou a exigência desse tipo de exame, que expõe a intimidade feminina, já que em um concurso público todas as avaliações têm que estar diretamente ligadas ao exercício do cargo para o qual se concorre. "É uma ingerência ilegal".

"A Polícia Civil precisa explicar porque esses exames são imprescindíveis para assumir o cargo. Queria saber qual a importância desse procedimento para uma delegada, escrivã ou investigadora, já que ela provou que tem recursos físicos e intelectuais para tal", pergunta Andrea.

A advogada também alerta para a discriminação de gênero presente na medida, devido à exposição de que somente as mulheres serão alvo, e a possibilidade do conhecimento prévio de uma possível gravidez por parte da instituição, prática proibida por lei para empresas públicas e privadas.

A entrega dos exames é uma das últimas etapas do concurso e tem caráter eliminatório. Segundo a OAB, a própria comissão elaboradora do concurso pode anular os itens do edital.

O concurso da PC/BA oferece 600 vagas para delegado, agente e escrivão. As provas serão aplicadas no dia 07 de abril em cidades importantes como Salvador, Feira de Santana e Juazeiro. 


Últimas

1 até 20 de 841   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados