Economia

Paulo Afonso - Bahia - - 25/01/2013

Secretário de governo reúne-se com trade turístico local

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto Reprodução

O novo secretário municipal de Turismo de Paulo Afonso, Jaques Fernandes, está estreitando os laços com o trade turístico local e procurando parcerias para obter resultados positivos para o setor. Na noite dessa quinta-feira (24), o titular da pasta foi até o auditório Dr. Edson Teixeira Barbosa participar de uma reunião com guias de turismo, agencias e donos de hoteis e restaurantes. Participaram do encontro o presidente do Conselho Municipal de Turismo, professor Antonio Galdino, Lúcio Flávio presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDEPA -, José Mauro da rede San Marino e a gestora do SEBRAE, Nadja Maria.

Em pauta, assuntos determinantes para o bom andamento do turismo em Paulo Afonso, como limpeza, ordenamento, e parceria. Além destes, o secretário determinou que a comercialização dos roteiros turisticos externos só poderão ser realizados no balcão das agência e não mais no interior do Núcleo de Atendimento ao Turista (NAT), agora administrado pela Secretaria de Turismo. A decisão foi tomada depois que o secretário recebeu denúncia de que operadores de turismo estavam estimulando a venda de roteiros turísticos para outros estados. Jaques lembrou que o guia turístico não deve interferir nas atividades de competência das agências. cada um, na sua, explicitou.

A regra atingiu de frente os guias turísticos que contestaram a decisão sob a alegação que a nova portaria acabava de jogar por terra tres longos dias de discussão com a Bahia tursa e agentes do setor, onde ficou decidido que os roteiros turísticos seriam comercializados sem nenhuma barreira. Para o guia Eduardo, há 29 anos no exercício da profisssão, é impossível manter o turista que chega na cidade na segunda-feira, por exemplo, e quer conhecer os pontos turisticos de Paulo Afonso, uma vez que o passeio só é possível nos fins de semana. Já o passeio para Xingó, é diário, ressaltou. Com a resolução, o turista que chega terça-feira, em Paulo Afonso com efeito não vai esperar a chegada do sábado ou domingo para fazer seu passeio.

O professor acadêmico Jaques Fernandes, de 29 anos, talvez o mais jovem secretário do setor na Bahia, mostra que veio para implantar uma nova filosofia de trabalho e tem foco no objetivo de transformar o turismo local numa verdadeira multiplicadora de benefícios para Paulo Afonso. De fácil comunicação, Fernandes, em algumas situações foi duro ao lamentar a "cultura do peitinho" criada na era CHESF. "Na nossa equipe não haverá moleza". É preciso que as pessoas compreendam que nós estamos vivendo um novo tempo, reforçou. "Toda reunião com este nível de entendimento e interesse é salutar. É bom saber que os empresários, através de suas entidades representativas estão imbuídos em alavancar o turismo local, ser parceiros, o que é a nova filosofia da gestão do prefeito Anilton Bastos", pontuou Jaques.

O final do encontro foi abrilhantado com uma apresentação do pessoal da Rota Vertical. A participação do grupo foi também a garantia de que o retorno do turismo de aventura está assegurado


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados