Polícia

Paulo Afonso - Bahia - - 06/11/2012

PF desarticula quadrilha que fraudava a Previdência

Bahia 247
Foto Reprodução

A Polícia Federal, com o apoio do Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, deflagrou nesta terça-feira (06/11) a Operação Carpe Diem, cujo objetivo foi desarticular uma quadrilha que fraudava a Previdência Social nos estados de Minas Gerais e Bahia. A ação contou com a participação de 59 policiais federais e seis servidores do Ministério da Previdência Social.

As investigações tiveram início em abril de 2011 para apurar denúncias de irregularidades na concessão de benefícios previdenciários, em especial, o benefício do tipo pensão por morte.

De acordo com as investigações, a quadrilha se especializou na criação de pessoas fictícias, a partir de registros de nascimento falsos ou com conteúdos falsos com o objetivo de fazer prova junto à Previdência Social para o recebimento de pensão por morte previdenciária promovendo, assim, a prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Entre os investigados há uma servidora da Previdência do Estado da Bahia, que prestava assessoria ao grupo a partir de averiguações feitas nos sistemas da Previdência social.

Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 12 doze de busca e apreensão. Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos ultrapasse a cifra de 8 milhões de reais.

Carpe Diem

O nome da operação é uma frase em latim, de um poema de Horácio popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento sem medo do futuro, em referência à atuação da quadrilha e ao modo de vida de seus integrantes.


Últimas

1 até 20 de 841   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados